Fale Conosco

11 de dezembro de 2015

Corpo de Bombeiros reforça prevenção aquática na Operação Verão



Corpo de Bombeiros Operação Verao 5 270x191 - Corpo de Bombeiros reforça prevenção aquática na Operação VerãoUm total de 89 guarda-vidas reforça, a partir desta sexta-feira (11), a prevenção a incidentes aquáticos no litoral paraibano, abrangendo a faixa que vai de Lucena até o limite com o Estado de Pernambuco. O incremento no serviço acontece dentro da Operação Verão, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), que se estende até 14 de fevereiro de 2016. As ações contam com o apoio do helicóptero Acauã (da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social) e também da Marinha.

“Nosso objetivo é realizar a prevenção aquática de modo a favorecer aquelas pessoas que não conhecem nosso litoral e que vão desfrutar das nossas belezas naturais no período de veraneio. Os guarda-vidas estão em alerta, sobretudo nas áreas mais críticas, nas quais registramos maior incidência de ocorrências – a exemplo de Gramame, praia Bela e Pontinha de Lucena”, informou o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros.

Corpo de Bombeiros Operação Verao 6 270x191 - Corpo de Bombeiros reforça prevenção aquática na Operação VerãoO capitão de Fragata dos Portos da Paraíba, Valdinei Ciola, lembrou da importância da parceria entre as duas instituições para combater os acidentes aquáticos. “Sempre que iniciamos o Verão, planejamos a operação em conjunto. Os bombeiros sempre atentos aos banhistas e a Marinha às embarcações, de forma a evitar atropelamentos e outros incidentes”, destacou ele, durante a solenidade de lançamento da Operação Verão, na manhã desta sexta-feira.

O comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do CBMPB, major Almir Peixoto, contou que além do emprego de guarda-vidas, as ações preventivas incluem a distribuição de panfletos educativos para a população em pontos estratégicos, distribuição de pulseira de identificação para crianças nas praias e orientações a taxistas e ‘bugueiros’.

Corpo de Bombeiros Operação Verao 3 270x191 - Corpo de Bombeiros reforça prevenção aquática na Operação Verão“Nossas equipes também trabalharão na conscientização dos administradores e proprietários dos estabelecimentos privados que oferecem lazer através do banho e atividades aquáticas de cunho coletivo, sobre a responsabilidade civil e penal de manterem sempre prontas equipes de guarda-vidas para garantir a segurança de seus frequentadores”, completou.

Estão sendo empregadas na Operação Verão cinco embarcações, sendo dois botes infláveis de salvamento e três motos aquáticas, que se revezarão no patrulhamento no mar. Ao longo da operação também serão realizados treinamentos e recapacitação para o efetivo escalado. “Serão formadas duas turmas para treinamento de salvamento aquático, com uma carga horária de 12h cada”, informou o major Almir.

Corpo de Bombeiros Operação Verao 4 270x191 - Corpo de Bombeiros reforça prevenção aquática na Operação VerãoResgate – Uma ambulância equipada para o atendimento pré-hospitalar será disponibilizada, nos finais de semana, em um ponto base na rodovia PB-008, no posto da antiga Manzuá, na saída para a cidade do Conde. O objetivo é diminuir o tempo resposta às ocorrências em pontos considerados de grande movimentação, como barra de Gramame, praias do Litoral Sul e a própria rodovia.

Dados – A última edição da Operação Verão, realizada no final de 2014 até o início deste ano, registrou 16.931 atendimentos preventivos nas diversas praias, além do resgate de 183 banhistas.  Também foram contabilizados 346 atendimentos de primeiros socorros e outros tipos de emergências, mas nenhum de maior gravidade. Não houve registro de afogamento com óbito.