João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros reforça equipe nos postos de observação da orla marítima

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 - 16:56 - Fotos: 

Os postos de observação do Corpo de Bombeiros estão com reforços desde o último final de semana, com a presença de 40 alunos do Curso de Formação de Soldados da Corporação. Eles estão atuando na orla marítima da região Metropolitana de João Pessoa, que compreende a área de Lucena a Pitimbú.

O comandante da Corporação, coronel Jair Carneiro Barros, informou que esse reforço foi possível após três dias de intenso treinamento dos alunos na praia de Intermares, em Cabedelo. Nessa época de alta estação, as praias ficam lotadas, requerendo maior fiscalização por parte do Corpo de Bombeiros.

Visando prevenir qualquer tipo de acidente, principalmente afogamentos, foram instalados 17 postos de observação, cada um contendo de quatro a cinco militares de plantão.Segundo o capitão Artur Vieira, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, os casos de afogamentos acontecem, em sua maioria, com crianças perdidas e pessoas que ingerem bebida alcoólica.

Embarcações – A fiscalização de embarcações nas praias é de responsabilidade da Capitania dos Portos, no entanto, segundo o capitão Vieira, isso não impede a participação dos bombeiros nos salvamentos.

Durante os fins de semana, o Corpo de Bombeiros está utilizando balsas de Atendimento Pré-hospitalar – APH, equipamentos de resgate, pranchão para a condução de vítimas e ainda cilindro de oxigênio, além de viaturas de atendimento de resgate.