João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros reforça efetivo de guardas vidas nas praias paraibanas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010 - 12:41 - Fotos: 

O efetivo de guardas vidas vem sendo reforçado neste período de veraneio, nas praias, açudes e lagoas da Paraíba, principalmente em Barra do Gramame, Praia do Sol e de Jacarapé, onde ocorrências naturais como a existência de foz de rio e de maceió se tornam fatores adversos que colocam em risco os banhistas. O Batalhão de Busca e Salvamento ( BBS) do Corpo de Bombeiros possui, atualmente, 14 postos de guarda vidas instalados nas praias de João Pessoa, cinco em funcionamento na orla de Cabedelo.
 
Foi o que informou o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, tenente coronel José Jobson Ferreira. Ele explicou que o Corpo de Bombeiros, em parceria com outros órgãos e com a Prefeitura de João Pessoa e de outras cidades do litoral, está trabalhando o projeto de construção de novos postos para substituir os atuais e de postos de apoio, que contarão com estrutura maior e mais equipamentos. Por outro lado, a formação do relevo marinho (com recifes de corais) de João Pessoa garante que praias da Capital sejam relativamente tranqüilas.

Cuidados com crianças

Ele fez algumas recomendações de cuidados que, nas praias, os pais devem ter com as crianças: nunca deixá-las longe do raio de visão, que deve ser menor quanto maior for o número de pessoas no local; verificar a profundidade do local e a existência de correntezas e ondas altas, como também a existência de pedras, vegetação e depressões (principalmente em rios e lagos); colocar algum tipo de identificação (com nome, endereço ou telefone dos pais) nas roupas ou presas ao corpo da criança (como pulseiras) e que procurem, imediatamente, os postos de guarda vidas no caso de algum acidente ou perda da criança. Também devem ser observados os riscos de exposição ao sol e contato com animais marinhos, especialmente aqueles urticantes como caravelas e medusas (águas vivas).

Estrutura

As equipes de guarda vidas são formadas por duplas que ocupam os postos. Em alguns casos, devido ao fluxo de pessoas ou risco da área podem ser formadas por quatro ou seis socorristas. Normalmente, o serviço conta com o apoio de duas embarcações na orla de João Pessoa e uma em Cabedelo. Quando necessário, são utilizadas as viaturas de resgate da Companhia de Atendimento Pré-Hospitalar.
 
No carnaval
 
Além das praias de Jacarapé, do Sol e de Barra de Gramame, segundo o tenente coronel Joé Jobson Ferreira, também são motivos de cuidados por parte da corporação as praias de Jacumã, Pitimbú e Baia da Traição (que terão reforço de efetivo durante o Carnaval) e os açudes e lagos do Interior onde existem festividades.
 
Praias perigosas

- Barra do Gramame (principalmente na foz do rio);
- Praia do Sol (no maceió);
- Praia de Jacarapé.

Telefones

Corpo de Bombeiros: 193
Batalhão de Busca e Salvamento: 3213-9251/3213-9252

Naná Garcez, da Secom-PB