João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros recebe visita da Inspetoria Geral do Exército Brasileiro

quinta-feira, 27 de outubro de 2016 - 12:30 - Fotos:  Secom-PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), a visita da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (IGPM).  A IGPM é responsável por realizar Visitas de Orientação Técnica (VOT) às corporações, em cumprimento às normas que regem a vinculação entre o Exército e as instituições militares, exercendo funções de coordenação e controle sobre estas.

Na visita, que aconteceu no Quartel do Comando Geral, em Marés, em João Pessoa, os integrantes da inspetoria conheceram, através de uma palestra, toda a estrutura administrativa e operacional do CBMPB; incluindo número e distribuição das unidades, qualificação do efetivo, equipamentos disponíveis, sistema logístico, inteligência, ensino – entre outros aspectos da corporação.

Conforme o general de Divisão Gláucio Lucas Alves, chefe da delegação da IGPM, “é extremamente importante para nós travarmos um contato mais cerrado com os CBMs e PMs, de forma a identificar como podemos influir para melhor atender às demandas dessas instituições, bem como conhecer as possibilidade e limitações delas”.

Segundo o general, anualmente o Exército recebe informações das unidades militares do país, que servem para que a força armada tenha um panorama dessas unidades, de forma a fazer um trabalho de controle e, caso necessário, de mobilização das corporações.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), coronel Jair Carneiro de Barros, acompanhou toda a visita da comitiva e disse estar satisfeito com a troca de conhecimento. “Nesse momento, conseguimos absorver informações importantes para nossa corporação, já que a inspetoria dá uma dinâmica de integração entre as instituições”, destacou.

Integração – Durante o encontro também foi dado um espaço para a IGPM apresentar as oportunidades de participação de bombeiros militares em cursos e estágios oferecidos pelo Exército e demais forças armadas, além de promover orientações para o desenvolvimento e integração do CBMPB com os demais órgãos de Segurança Públicas locais e nacionais.

A IGPM é ligada ao Comando de Operações Terrestres do Exército e realiza visitas às corporações militares em um prazo médio de quatro anos. Além do CBMPB, a comitiva visitou, na quarta-feira (26), o comando da Polícia Militar da Paraíba.

Integram a comitiva o general de Divisão Glaucio Lucas Alves, o coronel de Infantaria Andren Darlan, o coronel de Infantaria Marcelo Rosa e o coronel de Cavalaria Ronald Santana.