João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros recebe filhote de Labrador Retriever para o Canil da Corporação

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015 - 16:37 - Fotos:  SECOM-PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), mais um filhote da raça Labrador Retriever para compor a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Canil), subordinada ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

Segundo o adestrador do Canil, tenente Edson Ferraz, o trabalho de treinamento com o novo filhote começa imediatamente com a fase de socialização, que consiste no conhecimento dos ambientes, das pessoas e de outros animais. “Nessa fase, apresentamos ao animal situações que ele irá vivenciar na fase adulta. O tempo de preparação para que o filhote esteja totalmente adestrado é, em média, um ano e meio e, nesse período, será analisado o perfil do animal para definir a área que ele será destinado dentro da atuação da corporação”, explicou.

Ainda de acordo com o tenente, a cadela poderá ser utilizada para ajudar a encontrar pessoas perdidas em matas ou florestas, além de vítimas de soterramento (em situações de desabamento de prédios ou deslizamento de barreiras), assim como salvamento aquático (resgate de banhistas) e a busca de cadáveres em águas.  A cadela, que tem 82 dias de vida, foi doada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina.

Fases do treinamento - De forma geral, o treinamento de cães é dividido em  três etapas: básico, intermediário e avançado. Na primeira fase, além da socialização, é trabalhada a obediência, os comandos para manter o controle do cão e, em seguida, são iniciados os treinamentos mais específicos.

Atualmente, os Bombeiros já contam com dois labradores, que estão em estágio avançado de adestramento para realizar o resgate de vítimas perdidas em matas ou soterradas.

O filhote – A cadela recém-chegada é a quarta geração dos cães de trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e é fruto do cruzamento entre a cadela Malu e o cão Ice. O casal de animais possui, respectivamente, 4 e 6 certificações internacionais. Essas certificações, renovadas anualmente, consistem em testes realizados após o cão terminar o treinamento e avaliam o conhecimento dele.

O Canil - A Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães faz parte da estrutura do Batalhão de Busca e Salvamento, sediado no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa. No entanto, por questões de espaço para treinamento, o Canil foi instalado no Quartel do Comando Geral e poderá atender ocorrências em todo o Estado. Atualmente, são quatro adestradores especializados para trabalhar com os cães.