Fale Conosco

30 de março de 2015

Corpo de Bombeiros realiza treinamento na autoplataforma aérea



bombeiros treinamento autoplataforma 1 270x191 - Corpo de Bombeiros realiza treinamento na autoplataforma aéreaMais dez bombeiros militares foram capacitados para atuar como operadores ou condutores da Autoplataforma aérea (APA), equipamento de tecnologia avançada utilizado para operações de resgate em locais de difícil acesso e combate a incêndio. O treinamento aconteceu entre os dias 23 e 27 deste mês, com carga horária de 60 horas-aula, ministradas no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), na Capital.

Conforme o coordenador geral do curso, capitão Osvaldo Pontes, foram repassados conhecimentos teóricos e práticos. Todo o curso foi dividido em cinco módulos, sendo eles: condução e dados técnicos da viatura, estabilização, manobras aéreas, manobras de emergência e sistema de combate a incêndio.

bombeiros treinamento autoplataforma 3 270x191 - Corpo de Bombeiros realiza treinamento na autoplataforma aérea“Todos que participaram das instruções já estão habilitados para assumirem as respectivas funções (operador ou condutor) e atuar em ocorrências emergenciais de busca e resgate em pavimentos elevados, bem como combate a incêndio em edificações”, destacou.

bombeiros treinamento autoplataforma 2 270x191 - Corpo de Bombeiros realiza treinamento na autoplataforma aéreaSegundo ele, o operador da APA é habilitado para realizar as manobras aéreas diversas do equipamento, enquanto o condutor, além de capacidade para operar, também conduz o veículo.  A Autoplataforma aérea, adquirida em 2014 pelo Governo do Estado da Paraíba, possui escada elétrica que alcança 55 metros (o equivalente a um edifício aproximadamente de 18 andares), mas pode atingir um alvo de até 155 metros de altura (41 andares) com o jato de água.

bombeiros treinamento autoplataforma 6 270x191 - Corpo de Bombeiros realiza treinamento na autoplataforma aéreaAlém do capitão Osvaldo, o treinamento contou com o instrutor tenente Ronaldo Menezes, coordenador adjunto do curso.