João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros realiza Teste de Aptidão Física com militares

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015 - 18:18 - Fotos: 

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizaram, no período de outubro a dezembro de 2014, os exames referentes ao Teste de Aptidão Física (TAF). No total, foram 700 militares considerados avaliados, sendo 461 aptos e 14 inaptos. Os demais justificaram a não realização do teste por condição médica ou por questões do serviço operacional.

Conforme o chefe da Seção de Pesquisa e Treinamento do Departamento de Educação Física e Desporte (Defid), tenente Alessandro Carneiro, aqueles que não se submeteram ao teste o farão apenas em abril. Anualmente, são dois TAFs aplicados, com o objetivo de avaliar a condição física da tropa. “Sabemos que quanto melhor a condição física do militar, melhor será o serviço prestado à sociedade. E a nossa atividade exige muito condicionamento do profissional, até para diminuir os riscos de ferimentos ou lesões em serviço”, explicou.

Ainda segundo o tenente Alessandro, após o teste, os considerados inaptos recebem um treinamento específico pelas seções de Educação Física das unidades a fim de retomarem a condição mínima para o exercício da profissão. O Teste de Aptidão Física é composto por quatro exercícios: flexão no solo, flexão na barra, abdominal e corrida 1.600 metros.

Cada exercício tem uma avaliação que varia de 0 a 10, de acordo com o desempenho do militar. Para ser considerado apto, é preciso atingir um mínimo de nove pontos na soma total do teste. Dentre os tidos como aptos, a classificação vaia de regular, bom e muito bom. Há ainda os considerados excepcionais, que são aqueles que atingem pelo menos 37 pontos dentro do conjunto de exercícios.

Os TAFs acontecem de forma descentralizada nas diversas unidades dos Bombeiros em todo o Estado, geralmente nos meses de abril e outubro/novembro. Quando há militares em período de férias, o tempo do exame pode ser estendido até o mês seguinte. O resultado do último TAF foi publicado no Boletim Interno de número 243 (página 2449), de 30 de dezembro de 2014.

 

Confira Tabela de pontuação do TAF:

PONTOS  MENÇÃO CONCEITO
0-8 INAPTO INSUFICIENTE
9-18 APTO REGULAR
19-28 APTO BOM
29-36 APTO MUITO BOM
37-40 EXCEPCIONAL EXCEPCIONAL