Fale Conosco

29 de julho de 2015

Corpo de Bombeiros realiza simulação de retirada de vítima presa em ferragens



Acontece às 15h desta quarta-feira (29) uma simulação de retirada de vítima presa em ferragens, após um acidente de trânsito. A ação faz parte do Curso Internacional de Resgate Veicular e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec), que está sendo realizado, desde segunda (27), pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). A qualificação ocorre no Quartel do Comando Geral, no bairro de Marés, na Capital, e conta com um corpo docente formado por bombeiros militares de São Paulo.

O objetivo do curso é apresentar as novas tecnologias e equipamentos utilizados nesse tipo de ocorrência, bem como formar multiplicadores dos processos de ensino e aprendizagem das referidas técnicas.

Entre as disciplinas que estão sendo ministradas estão: conceitos básicos, segurança, anatomia veicular, ferramentas e equipamentos automotivos, estabilização, técnicas de desencarceramento, táticas de desencarceramento, escoras e escoramento. No total, 32 militares participam da qualificação, incluindo bombeiros de outros Estados, como Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Pernambuco.

“Ao longo do curso, os alunos têm contato com as técnicas mais atualizadas no que tange a retirada de vítimas presas em ferragens, em acidentes de trânsito, bem como o resgate de vítimas que estão sob escombros de edificações colapsadas”, comentou o tenente Leandro Viana da Hora, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da São Paulo e instrutor do Brec.

Segundo ele, a qualificação tem duração de uma semana, na qual os alunos utilizam os novos equipamentos da empresa holandesa Holmatro, referência mundial em materiais de salvamento. A equipe de instrutores também é formada pelo sargento Alexandre Pedreira e pelo representante da Holmatro no Brasil, Edward Gontijo Filho.