Fale Conosco

3 de junho de 2016

Corpo de Bombeiros realiza projeto para geração de emprego e renda em Sousa



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, por meio do seu 6º Batalhão, em Sousa, firmou parceria com a Associação de Apicultores da cidade de Aparecida e com os apicultores de Sousa, no Sertão do Estado, com o objetivo de viabilizar o Projeto Abelha, que prevê a doação das colmeias capturadas pelo CBMPB para os produtores de mel.

Conforme o tenente Gerson Nunes, idealizador do projeto e apicultor, é comum a corporação receber, por meio do 193, chamados dando conta da presença de enxames que representam perigo de iminente ataque. Algumas vezes, é necessário que as abelhas sejam exterminadas para trazer de volta a segurança aos moradores.

No entanto, com o projeto, a ideia é capturar essas colmeias utilizando técnicas e equipamentos adequados de apicultura e posteriormente doá-las, a fim de gerar emprego e renda. “Aqui, na região, quando recebemos uma ocorrência dessa natureza orientamos o morador sobre o risco, fazemos a avaliação no local e no geral mantemos o objetivo de não exterminar a colmeia. Utilizando técnicas adequadas, fazemos então a captura desses enxames”, contou.

Após esse primeiro procedimento, as colmeias naturais são transformadas em colmeias artificiais, chamadas de ‘Langstroth’. Elas ficam armazenadas nesse tipo de estrutura até a doação para os apicultores.  O projeto, que está em fase inicial, capturou, só no mês de maio, mais de seis colmeias. Todas elas estão sendo repassadas para os produtores locais, potencializando a produção deles.

“Esse é um trabalho que está sendo difundido na região e estamos buscando parcerias. Até quem não é apicultor, mas quer ingressar na atividade, pode nos procurar para ser catalogado e participar do projeto”, completou o tenente Gerson Nunes.