João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros realiza primeiro atendimento com plataforma aérea em Campina Grande

sexta-feira, 7 de novembro de 2014 - 17:28 - Fotos:  SECOM-PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realizou a primeira ocorrência atendida pela Auto Plataforma Aérea (APA), recém adquirida pela Corporação, prestando serviço na caixa d’água do Distrito dos Mecânicos, pelo 2º BBM, em Campina Grande.

A ocorrência foi para a retirada de uma antena de rádio amador que caiu do suporte e ficou sob ameaça de queda, por estar a aproximadamente 25 metros de atura e, assim, colocar em risco a vida de transeuntes e a integridade de veículos que circulavam no local. A guarnição foi composta pelo sub-tenente Malquir, sargento Mendes, cabo Djacy e soldado Danilo, que fizeram a retirada da antena e repassaram ao proprietário.

A plataforma aérea CTE B-fire 550 HR foi adquirida com recursos do Tesouro Estadual, totalizando R$ 6,5 milhões em duas unidades que foram destinadas às cidades de João Pessoa e Campina Grande. A necessidade de aquisição se deu após o processo crescente de verticalização habitacional de ambos os municípios.

A viatura tem capacidade de água de três mil litros, tanque espuma de 300 litros, sendo 200 litros classe A e 100 litros classe B. A plataforma ainda possui escadas de 55 metros partindo do solo, podendo atingir, com o jato d’água, uma altura de 105 metros. Seus comandos são totalmente digitais. Tem controle do braço mecânico através dos “joysticks” na base da plataforma e cesta de trabalho com capacidade para quatro bombeiros.

Teste aptidão física – Durante toda esta semana, foi realizado o Teste de Aptidão Física (TAF), relativo ao segundo semestre deste ano, com os bombeiros. Os profissionais foram submetidos a uma série de análises, com o objetivo principal de avaliar as condições físicas para efeito de gestão da qualidade de vida que passará a refletir, consequentemente, em uma melhor prestação de serviço à sociedade.

Os testes foram compostos por pontos de verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição da Pressão Arterial (PA), além de exercícios abdominais, flexão na barra, flexão no solo (apoio de frente) e corrida de 1600 metros.