Fale Conosco

15 de maio de 2015

Corpo de Bombeiros realiza edição 2015 do projeto Bombeiro da Reserva Ativa



15.05.15 bombeiros incio projeto social 1 270x179 - Corpo de Bombeiros realiza edição 2015 do projeto Bombeiro da Reserva AtivaCom o objetivo de preparar o Bombeiro Militar para a nova etapa de vida após os 30 anos de serviço prestados à sociedade, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) idealizou, desde 2011, o projeto Bombeiro da Reserva Ativa. A edição deste ano do projeto foi aberta nesta quinta-feira (14), em solenidade no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), na Capital, com a presença de beneficiários do projeto.

O programa oferece palestras, minicursos, serviços de saúde, recreação e lazer para que os militares se mantenham saudáveis e motivados até completar o tempo de serviço para entrar para a reforma. Segundo a supervisora do Bombeiro da Reserva Ativa’, major Clécia Cabral, o projeto funciona com um a dois encontros mensais, de forma descentralizada nas diversas unidades da corporação em todo o Estado. No início de cada biênio, é feito um levantamento do quantitativo de militares que estão para entrar na reserva remunerada no ano corrente ou no seguinte, que posteriormente são convidados para participar do programa.

15.05.15 bombeiros incio projeto social 2 270x192 - Corpo de Bombeiros realiza edição 2015 do projeto Bombeiro da Reserva AtivaO projeto – O programa acontece em duas fases, sendo a primeira composta por um ciclo de palestras com eixos temáticos diversos, tais quais: aspectos legais, sócio familiar, projetos pessoas e vida financeira, saúde e lazer. Já a segunda fase compreende atividades de integração, como cursos de capacitação, passeios temáticos, dinâmicas de grupo, apresentação de filmes e outras.

15.05.15 bombeiros incio projeto social 3 270x179 - Corpo de Bombeiros realiza edição 2015 do projeto Bombeiro da Reserva AtivaDesde o início do projeto, em 2011, cerca de 100 bombeiros foram assistidos pelo Bombeiro da Reserva Ativa. “Percebemos que com o apoio do projeto, os militares conseguiram se revigorar, motivar-se e atribuir novo significado à vida, buscando vivê-la de forma plena no que tange aos aspectos físico e mental”, destacou a major Clécia, ao citar que anteriormente o projeto era chamado de Bombeiro na Melhor Idade.  Mudou-se o nome para melhor se adequar a proposta do programa.