João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros realiza edição 2015 do projeto Bombeiro da Reserva Ativa

sexta-feira, 15 de maio de 2015 - 12:19 - Fotos: 

Com o objetivo de preparar o Bombeiro Militar para a nova etapa de vida após os 30 anos de serviço prestados à sociedade, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) idealizou, desde 2011, o projeto Bombeiro da Reserva Ativa. A edição deste ano do projeto foi aberta nesta quinta-feira (14), em solenidade no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), na Capital, com a presença de beneficiários do projeto.

O programa oferece palestras, minicursos, serviços de saúde, recreação e lazer para que os militares se mantenham saudáveis e motivados até completar o tempo de serviço para entrar para a reforma. Segundo a supervisora do Bombeiro da Reserva Ativa’, major Clécia Cabral, o projeto funciona com um a dois encontros mensais, de forma descentralizada nas diversas unidades da corporação em todo o Estado. No início de cada biênio, é feito um levantamento do quantitativo de militares que estão para entrar na reserva remunerada no ano corrente ou no seguinte, que posteriormente são convidados para participar do programa.

O projeto – O programa acontece em duas fases, sendo a primeira composta por um ciclo de palestras com eixos temáticos diversos, tais quais: aspectos legais, sócio familiar, projetos pessoas e vida financeira, saúde e lazer. Já a segunda fase compreende atividades de integração, como cursos de capacitação, passeios temáticos, dinâmicas de grupo, apresentação de filmes e outras.

Desde o início do projeto, em 2011, cerca de 100 bombeiros foram assistidos pelo Bombeiro da Reserva Ativa. “Percebemos que com o apoio do projeto, os militares conseguiram se revigorar, motivar-se e atribuir novo significado à vida, buscando vivê-la de forma plena no que tange aos aspectos físico e mental”, destacou a major Clécia, ao citar que anteriormente o projeto era chamado de Bombeiro na Melhor Idade.  Mudou-se o nome para melhor se adequar a proposta do programa.