João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros realiza capacitação em escola de Pombal

sexta-feira, 9 de maio de 2014 - 18:39 - Fotos: 

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba aplicou, na manhã desta sexta-feira (9), a aula inaugural do projeto “Bombeiro na Escola”, para cerca de 100 estudantes da Escola Estadual Arruda Câmara, no Centro do município de Pombal, Sertão do Estado.

Com o objetivo principal de integrar, bombeiro, escola, família e comunidade, os militares repassaram conhecimentos na prática e teoria por meio dos ensinamentos das diversas áreas de atuação da corporação, além de mostrarem seu compromisso social e despertar nos jovens a vontade de ajudar ao próximo, tornando-os pessoas mais importantes e úteis no convívio social.

Para o supervisor do projeto, o Sargento Hélder Lima Neto, que ministrou o início do ciclo de aulas em parceria com o Comandante da Unidade, Tenente Everson Caldas, o conteúdo visa a colaboração da população com o trabalho da corporação prestado à sociedade. “Os alunos irão aprender conhecimentos de prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, defesa civil, prevenção de acidentes domésticos e trânsitos e salvamento aquático”, exemplificou. A iniciativa pioneira também já foi implantada para 40 alunos da Escola Estadual João da Mata, também na cidade de Pombal.

O curso tem duração total de vinte encontros, onde o Bombeiro Militar comparece à escola uma vez por semana ao longo de um período que compreenda o cumprimento da grade extracurricular previamente estabelecida, sempre que possível acompanhado de um professor da turma ou responsável. Além disso, os alunos recebem uma Cartilha/Manual com os assuntos abordados pelo Projeto e além das atividades didáticas com os estudantes, também poderão ser organizadas reuniões, debates, exposições e palestras.

O projeto é voltado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais da Paraíba. As cidades já contempladas com o projeto foram João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras. As próximas a serem beneficiadas serão São Bentinho, Paulista e Lagoa, no Sertão.