João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural do Curso de Mergulho de Resgate

quarta-feira, 11 de março de 2015 - 15:13 - Fotos: 

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) inicia, nesta sexta-feira (13) a segunda turma do curso de Mergulhador Autônomo de Resgate. A aula inaugural acontece, às 9h30, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

Na ocasião, será apresentada a ementa do curso, que prevê a capacitação dos militares para executar atividades como: busca e resgate de pessoas, animais, cadáveres e bens públicos nos diversos ambientes subaquáticos (açudes, represas, lagos, lagoas, rios, riachos, canais, mar aberto, etc.).

“Tudo isso observando os limites de segurança, elevando o nível profissional do serviço prestado a comunidade”, destacou o chefe do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate (Domar), tenente coronel Erik de Oliveira. Segundo ele, o curso terá uma duração média de três meses, com carga horária total de 555 horas/aula.

As disciplinas englobam habilidades técnicas tanto físicas quanto psicológicas necessárias à atividade de mergulhador de resgate. Entre elas estão: Teoria Geral do Mergulho, Mergulho Livre, Prática de Mergulho Autônomo Avançado, Emergências em Mergulho, Mergulho de Resgate, Náutica, Treinamento Físico para Mergulhadores, Salvamento Aquático, etc.

“Nosso objetivo é também capacitar os alunos para atuar em equipe, além de padronizar as atividades do serviço operacional de mergulho no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba”, completou o tenente coronel Erik.

Ampliação - Este será o segundo curso realizado pelos Bombeiros da Paraíba na área de mergulho e a expectativa é continuar as qualificações com o intuito de aumentar o efetivo do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate (Domar).

O Domar foi criado em janeiro deste ano, através de portaria do comandante-geral da corporação, a fim de substituir a Assessoria de Mergulho Autônomo. O novo departamento tem a função de incentivar e aprimorar a atividade de Mergulho, por parte das equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros.