Fale Conosco

4 de fevereiro de 2015

Bombeiros realizam ação educativa com condutores



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizará, na manhã desta quinta-feira (5), uma ação educativa para orientar condutores e passageiros sobre a correta utilização do extintor ABC e como agir em caso de incêndio veicular. A iniciativa acontece simultaneamente em todo o Estado, com foco nos grandes centros. Serão atendidas cidades como: João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.

Segundo o chefe da Seção de Relações Públicas do CBMPB, major Tiago Aragão, a ação será realizada através de abordagens aos condutores em pontos estratégicos. Em João Pessoa, por exemplo, haverá equipes para orientação nos bairros de Altiplano, Mangabeira e Pedro Gondim. “Em todo o ano de 2014 registramos 288 ocorrências envolvendo incêndios em veículos, sendo 12 só no mês de dezembro. Este ano, em janeiro, já foram 10 casos, o que mostra a importância do condutor saber agir adequadamente para combater com eficácia incêndios veiculares em fase inicial”, destacou o oficial, ao citar que as chamas em veículos se propagam rapidamente.

Norma – A resolução 333/2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabeleceu que todos os veículos automotores devem circular equipados com extintores do tipo ABC. O equipamento possui composição que permite combater incêndios em madeiras, estofados, plásticos, entre outros materiais.

Já o modelo anterior, o ‘BC’, apenas era utilizado para extinguir chamas em líquidos inflamáveis (gasolina, diesel, álcool) e materiais energizados (sistema elétrico). A determinação entrou em vigor em primeiro de janeiro, mas foi suspensa por 90 dias.

Como agir em caso de incêndio veicular:

- Estacione o veículo em um local seguro;

- Retire rapidamente todos os ocupantes do veículo;

- Localize o extintor de incêndio e rompa o lacre de segurança;

- Mantenha sempre o extintor de incêndio na posição vertical;

- Localize o foco do incêndio;

- Acione o extintor direcionando o jato para base do fogo;

- Combata o incêndio fazendo movimentos de varredura;

- Se o incêndio ocorrer no motor do veículo abra lentamente o capô, e após localizar o foco, acione o extintor direcionando o jato para base do fogo realizando movimentos de varredura;
- Não esqueça de simultaneamente acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.