João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros realiza 167 atendimentos na Romaria da Penha

segunda-feira, 27 de novembro de 2017 - 13:06 - Fotos:  Secom-PB

A procissão de Nossa Senhora da Penha, que aconteceu no sábado (25) e domingo (26), na Capital, teve 167 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). A maioria delas foi de natureza preventiva e não houve casos de maior gravidade. Aproximadamente 150 bombeiros, apoiados por 25 viaturas, foram empregados exclusivamente no serviço da romaria, que se estendeu por 14 quilômetros.

Conforme o comandante da operação, tenente coronel Donelson Lira, as ações preventivas somaram 108 atendimentos, com destaque para a distribuição de 70 pulseiras de identificação para crianças. Também foram vistoriados 10 trios elétricos, apreendidos nove botijões de gás de cozinha que estavam instalados de forma irregular e prestadas 16 informações ao público, além de três advertências.

Durante o percurso da procissão, o CBMPB também registrou 58 atendimentos de natureza pré-hospitalar, sendo grande parte casos clínicos – como assistência a pessoas que passaram mal por embriaguez ou outra razão (desidratação, cansaço, etc.). Segundo o tenente coronel Donelson Lira, não foram registradas ocorrências de incêndio nem outras de maior complexidade. “O serviço foi considerado tranquilo”, comentou.

Na parte de busca e salvamento, só houve um caso de criança perdida que foi posteriormente localizada e entregue aos responsáveis.

O plano – O esquema preventivo do Corpo de Bombeiros na Romaria da Penha contou com a distribuição de efetivo e viaturas de modalidades diversas em pontos estratégicos ao longo do percurso.

Entre as guarnições empregadas estavam as de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar; além de uma embarcação para a prevenção a afogamentos na orla da Penha.

Também foram instaladas sete tendas ao longo do percurso para atendimento da população, bem como apoio para o efetivo empregado, e dois Postos de Observação, que são estruturas mais elevadas que facilitam a visualização da multidão. Neles, foram escalados bombeiros equipados com extintores de incêndios e equipamentos de primeiros socorros.