João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros quer maior aproximação com a sociedade

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 16:11 - Fotos: 
O Corpo de Bombeiros começa a definir novas atividades que vão aproximar ainda mais a corporação da sociedade, levando conhecimentos acerca de ações que podem evitar incidentes em casa ou na rua. Será lançado, em breve, o Projeto Bombeiros nos Condomínios e nos Bairros, conforme ficou acertado durante despacho administrativo entre o governador José Maranhão e o comandante da corporação, coronel Ricardo Rodrigues da Costa, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, na manhã desta quarta-feira (3).

O projeto consiste na realização de uma campanha educativa nos bairros, utilizando as estruturas das associações e grupos de comunidades, para a promoção de oficinas de trabalho, cursos e treinamentos sobre como lidar em incidentes como, por exemplo, com botijão de gás de cozinha, panela de pressão, extintor, rede elétrica e até mesmo prestar os primeiros socorros e proceder com a evacuação de contingente populacional em caso de sinistros.

Prevenção – O coronel Rodrigues informou que durante reunião de trabalho com o governador foi apresentada uma radiografia da situação em que se encontra a corporação desde o comando anterior. Na ocasião, o oficial apresentou diversos projetos, alguns ainda em fase de elaboração, mas todos focados em ações educativas e de prevenção contra acidentes. “Falamos de tudo aquilo que pretendemos fazer como forma de estimular e motivar a tropa”, disse.

Ele também destacou que pretende realizar um trabalho de monitoramento de áreas em situação de risco em João Pessoa, a exemplo do que foi feito em Guarabira, quando comandou a unidade do Corpo de Bombeiros Militar naquela cidade, e em outros municípios. A proposta é fazer, inclusive, simulação de possíveis acidentes em áreas de risco.

José Nunes, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom-PB