João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros qualifica quatro peritos em incêndio

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014 - 11:26 - Fotos: 

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB) conta com mais quatro peritos em incêndio e explosão. Os militares, todos tenentes, passaram por uma qualificação de quase quatro meses ministrada pelos Bombeiros do  Distrito Federal. A capacitação incluiu disciplinas como ciência do fogo, metodologia de investigação, elaboração de laudo pericial e equipamentos utilizados na investigação de incêndio.

Os novos peritos irão atuar na realização de laudos periciais em todo o Estado, a fim de identificar as causas dos incidentes e elaborar medidas de prevenção, alimentando o sistema operacional da corporação. Os quatros peritos são os tenentes Kellen Sueli, Gênesson da Silva, Rafael Andrade e José Fragoso.

Conforme o comandante geral do CBM-PB, coronel Jair Carneiro, com a chegada dos novos integrantes da perícia haverá mais celeridade nos atendimentos de ocorrências envolvendo incêndios em todo o Estado. Um perito ficará responsável pelo trabalho no Sertão, outro pelo Brejo, centralizado em Campina, e os outros dois serão lotados na Grande João Pessoa. “O propósito é, ainda, que possamos através deles fomentar outras equipes, promovendo cursos rápidos para formar auxiliares de peritos”, comentou o coronel, ao lembrar que o perito nunca trabalha sozinho.

Segundo o diretor de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Souza Nóbrega, a partir de agora serão traçados procedimentos que vão dizer em quais incêndios os peritos devem atuar. As normas serão repassadas para os batalhões que trabalham com o combate a incêndio propriamente dito, para que eles saibam quando os peritos precisam ser acionados.

“Geralmente, os Bombeiros realizam perícias espontâneas em incêndios de maiores proporções. No entanto, em situações de menor gravidade os responsáveis pelos estabelecimentos é que devem solicitar a perícia, caso haja necessidade de investigação das causas”, explicou o coronel, ao citar que o formulário para requisição de perícia está disponível no site dos Bombeiros, no endereço http://www.bombeiros.pb.gov.br.

Os novos peritos do Corpo de Bombeiros da Paraíba foram recebidos na manhã desta sexta-feira (26), no gabinete do comando geral, localizado no bairro de Marés, na Capital. Na ocasião, eles foram recepcionados pelo comandante e subcomandante geral, coronel Jair Carneiros e coronel Denis Nery – respectivamente.