Fale Conosco

23 de janeiro de 2015

Corpo de Bombeiros promoverá curso de mergulho de resgate



O Curso de Mergulho Autônomo, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), terá mais uma turma formada. A capacitação, que tem início previsto para o dia 9 de março, tem o objetivo de atualizar os militares nas técnicas mais modernas de atividades de buscas, resgate e recuperação de vítimas que estão submersas.  Além dos integrantes dos Bombeiros da Paraíba, haverá a participação de integrantes da Polícia Militar da Paraíba e do Corpo de Bombeiros de outros Estados.

Conforme o supervisor do curso e comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tenente-coronel Erik Oliveira, a qualificação prevê uma carga horária total de 440 horas, incluindo disciplinas de Mergulho Livre, Mergulho Autônomo Básico, Avançado e de Resgate, Náutica, Salvamento Aquático, Teoria Geral do Mergulho , Primeiros-Socorros, Emergências Aquáticas e Sobrevivência no Mar.

As inscrições já foram encerradas e o processo encontra-se na fase de seleção, com a entrega dos exames essenciais.

Ampliação - Este é o segundo curso realizado pelos Bombeiros da Paraíba na área de mergulho e a expectativa é continuar as qualificações com o intuito de aumentar o efetivo do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate (Domar).

O Domar foi criado este mês, através de portaria do comandante-geral da corporação, a fim de substituir a Assessoria de Mergulho Autônomo (Amaut). O novo departamento tem como chefe o tenente-coronel Erik Oliveira, especialista em Mergulho de Resgate.

Finalidade - O Domar tem como objetivo estabelecer mecanismos adequados para favorecer as ações de planejamento, direção, organização, controle e execução das atividades de Mergulho de Busca e Resgate no âmbito do CBMPB. Além disso, o departamento tem a função de incentivar e aprimorar a atividade de Mergulho, por parte das equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros.