Fale Conosco

12 de junho de 2012

Corpo de Bombeiros promove solenidade em homenagem aos 95 anos de fundação



Uma solenidade militar será realizada a partir das 17h desta quarta-feira (13), no Espaço Cultural, em comemoração aos 95 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Na ocasião, também haverá a entrega da medalha Aristarcho Pessoa Cavalcante de Albuquerque a várias autoridades.

A solenidade será aberta com a apresentação da tropa ao comandante geral da Corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, cântico do Hino Nacional, leitura do boletim especial e entrega da comenda às seguintes autoridades:

procurador  geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho; procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro da Gama; secretários Cláudio Lima (Segurança e Defesa Social), Raymundo Silvani (executivo da Segurança Pública e Defesa Social), Aracilba Rocha (Finanças), Livânia Farias (Administração), Luzemar Martins (Controladoria Geral), Waldson Souza (Saúde), Gustavo Nogueira (Planejamento e Gestão), Lúcio Flávio (Executivo da Casa Civil), Maria Aparecida Ramos (Desenvolvimento Humano).

Também serão homenageados a secretária particular do governador, Maria da Luz da Silva; o sub comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Castro; a presidente da Funesc, Lucinéia Maia Bezerra;  o delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento Filho; o superintendente do Detran, Rodrigo Augusto Carvalho; e o diretor do IPC, Humberto Pontes.

Na ocasião, também será encerrado o Curso de Formação de Soldados com o juramento dos formandos. A solenidade será encerrada com os pronunciamentos do secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e do representante do governador Ricardo Coutinho e desfile da tropa.

O Corpo de Bombeiros conta atualmente com um efetivo de 1.350 bombeiros, incluindo 150 mulheres. Além do Comando Geral, em João Pessoa, existem unidades em Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. A política no campo social é levada a sério pela instituição. Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba desenvolve seis projetos sociais: Bombeiro Mirim, Gol 10, Na Melhor Idade, Cidadão, Na Escola e Bombeiro na Comunidade.

“Nos seus 95 anos de atividade, o Corpo de Bombeiros da Paraíba é uma corporação que está consolidada pelas suas ações, pela prestação de serviço e que a cada dia tem o compromisso de assistir, com eficiência, aos anseios da sociedade”, destacou o comandante Jair Carneiro, acrescentando que a corporação está integrada à sociedade com foco nas ações preventivas.