João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros promove instruções de combate a incêndio veicular

quarta-feira, 11 de março de 2015 - 10:29 - Fotos:  Secom/PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) deu início esta semana a um conjunto de instruções sobre combate a incêndio em veículos. As orientações estão sendo repassadas para o efetivo que trabalha nas guarnições operacionais o 1º Batalhão de João Pessoa, a fim de aprimorar e padronizar as ações dos militares nessa área.

No total, até o fim da semana, 64 bombeiros devem ser qualificados, perfazendo uma carga horária de 5 horas aulas cada. Segundo o cabo Marcos França, instrutor do curso e especialista na área, o treinamento prevê a atualização nas técnicas mais modernas de abordagem e combate a esse tipo de incêndio.

Segundo os dados da corporação, só em 2014, em todo o Estado, o Corpo de Bombeiros registrou 288 ocorrências de fogo em veículos, o que representa 9% do total de todos os casos relacionados a incêndios atendidos pela instituição. Este ano, levando em conta os meses de janeiro e fevereiro, apenas na Região Metropolitana já foram 17 veículos que chegaram a pegar fogo.

“Nossas equipes estão empenhadas não só em se qualificar para combater esse tipo de incêndio, mas também para repassar orientações para a população. Em fevereiro, o Corpo de Bombeiros realizou em todo o Estado a campanha ‘Veículo Protegido’, que ensinou como usar o extintor do tipo ABC em caso de fogo no automóvel”, destacou o comandante do 1º Batalhão, coronel Jean Benício.

Veja o passo a passo de como agir em caso de incêndio veicular:

1º – Estacione o veículo em um local seguro;

2º – Retire rapidamente todos os ocupantes do veículo;

3º – Localize o extintor de incêndio e rompa o lacre de segurança;

4º – Mantenha sempre o extintor de incêndio na posição vertical;

5º – Localize o foco do incêndio;

6º – Acione o extintor direcionando o jato para a base do fogo;

7º – Combata o incêndio fazendo movimentos de varredura;

8º – Se o incêndio ocorrer no motor do veículo abra lentamente o capô, e após localizar o foco, acione o extintor direcionando o jato para a base do fogo realizando movimentos de varredura;

9º – Não esqueça de, simultaneamente, acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.