Fale Conosco

3 de novembro de 2017

Corpo de Bombeiros oferece minicursos durante evento nacional na Paraíba



Profissionais especializados em diversas áreas de atuação de bombeiros e outros campos afins estarão no XVII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), que acontece na próxima semana, no Centro de Convenções da Capital paraibana. Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), nesta edição o evento ofertará minicursos qualificatórios para os participantes.

No total, quatro cursos de curta duração serão ministrados, das 9h às 15h da próxima terça-feira (7), em diferentes salas do local do evento. As inscrições podem ser feitas online, no site senabom2017.com.br.  Entre as oficinas oferecidas está a de ‘Segurança Estrutural e Compartimentação de Ambientes’, que será ministrada pelos especialistas em proteção passiva contra o fogo, Rogerio Lin e Jeffery Lin.

Formados e pós-graduados nessa área pela Fire Service College, em Moreton-in-Marsh – Reino Unido, eles vão discutir a legislação e os materiais pertinentes para a segurança contra incêndios. Na oficina, também será feita uma demonstração de queima de materiais de acabamento e revestimento considerados com proteção contra o fogo.

Outra qualificação a ser disponibilizada é a de ‘Suporte Básico de Vida e Reanimação Cardio Pulmonar’, com base na última atualização dos protocolos da American Heart Association – AHA, de outubro de 2015. O minicurso terá como instrutora a tenente coronel Karina Ferreira Ribeiro, médica do Corpo de Bombeiros do Amapá, especialista em Cirurgia Geral e Cancerologia Cirúrgica.

Ainda dentro da programação, os interessados podem optar pelo minicurso de ‘Produtos Perigosos’, voltado para o atendimento de ocorrências que envolvam esses materiais – como gases e líquidos inflamáveis, metais pirofóricos, entre outros.   O coronel João Vanderley Costa Pereira, bacharel em química pela Universidade do Maranhão e instrutor na área da Organização das Nações Unidas (entre outras qualificações), ministrará o curso.

A quarta oficina será ‘Fenômeno Flashover’, que ensinará as técnicas, de forma teórico e prática (incluindo demonstrações), para o combate a incêndio em ambientes confinados. O curso, que está com vagas esgotadas, será conduzido pelo tenente coronel Jean Benício, especialista na área e comandante do Batalhão especializado de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Inscrições - Para participar de algum dos minicursos pré-seminário, é necessário estar inscrito no Senabom, que tem programação de 8 a 10 de novembro, no Centro de Convenções, incluindo palestras, apresentação de trabalhos científicos e a Feira Internacional de Prevenção e Combate a Incêndio e Emergências (Fipie).

As inscrições no Seminário podem ser feitas antecipadamente no site oficial do evento, com valor promocional até este sábado (4), ou no próprio local quando do início da programação. O Seminário, o maior da área em toda a América Latina, já conta com aproximadamente três mil inscritos na programação científica, além de mil atletas para as provas técnicas Bombeiro de Aço e Salvamento Aquático.