Fale Conosco

4 de setembro de 2015

Corpo de Bombeiros leva cerca de 500 militares para desfile de 7 de setembro



O desfile cívico-militar que marca as comemorações do Dia da Independência nesta segunda-feira (7) contará com a participação de quase 500 bombeiros militares nas avenidas de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo. Os BMs desfilarão apresentando as diversas modalidades de atuação operacional da corporação, bem como as viaturas e novos equipamentos que fazem parte do portfólio da instituição.

Haverá ainda pelotões de cidadãos civis, beneficiários dos projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). Em João Pessoa, o desfile tem início previsto para as 8h, com a participação de aproximadamente 350 bombeiros, distribuídos por pelotões operacionais (combate a incêndio, busca e salvamento, resgate e guarda-vidas) e pelotões femininos.

Também contará com duas companhias de alunos do Curso de Formação de Soldados do CBMPB e a companhia escola – com cadetes do Curso de Formação de Oficiais. Conforme o comandante da tropa do evento na Capital, tenente coronel Tiago Izidro, na parte social aparecerão os pequenos que fazem parte do projeto ‘Bombeiro Mirim’.

O público que comparecer à Avenida Duarte da Silveira também poderá conferir a Banda de Música da corporação e as viaturas utilizadas no atendimento de ocorrências, incluindo a Auto Plataforma Aérea – equipamento de grande porte e moderna tecnologia usada para combate a grandes incêndios ou resgates.

Campina – Em Campina Grande, o público que vai à Avenida Floriano Peixoto, a partir das 8h, verá um desfile dinâmico e diversificado do efetivo local. Além dos pelotões operacionais, incluindo o Canil, haverá o desfile de 20 idosos que fazem parte do projeto social ‘Idoso sim, Velho não’ – desenvolvido pelo 2º Batalhão de Bombeiro Militar.

Segundo o comandante da unidade, o tenente coronel Nazareno de Oliveira, 108 bombeiros integrarão a tropa do evento, que contará ainda com um efetivo motorizado (com a exposição de motos, jet-skis, ônibus e outras viaturas da corporação). Outra novidade do desfile cívico-militar em Campina é a Auto Plataforma Área, que pela primeira vez integrará o portfólio de veículos do evento.

Cabedelo – Já em Cabedelo, na Grande João Pessoa, as avenidas Duque de Caxias e Pastor José Alves de Oliveira recebem 38 bombeiros, que integrarão pelotões de combate a incêndio, busca e salvamento e resgate – atividades exercidas pela 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (1ª CIBM).

De acordo com o comandante da unidade, major Charlton Ribeiro, o núcleo do projeto social ‘Bombeiro Gol 10’, que promove a inclusão social através do esporte, também vai compor o desfile. “Aproveitaremos a ocasião para realizar um trabalho educativo, distribuindo mil panfletos para os expectadores, com dicas de prevenção de combate a incêndio e acidentes domésticos”, contou.

Revistas à tropa – O comandante geral, coronel Jair Carneiro de Barros, fará a revista das tropas às 7h10, no anel interno da Lagoa, na Capital. Em Campina, a revista pelo comandante do 2º BBM, tenente coronel Nazareno de Oliveira, acontecerá às 6h30, no quartel do 2º BBM.