Fale Conosco

10 de dezembro de 2015

Corpo de Bombeiros lança Operação Verão nesta sexta-feira



Para prevenir acidentes aquáticos e reduzir os índices de afogamentos no período de férias, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) dá início, nesta sexta-feira (11), a Operação Verão. A ação, que será lançada oficialmente às 8h30 com formatura militar em frente ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), na orla do Cabo Branco, na Capital, reforçará o efetivo de guarda-vidas no litoral.

No total, serão 89 bombeiros trabalhando na prevenção aquática na faixa que vai de Lucena até o limite litorâneo com o Estado de Pernambuco. Segundo o comandante do BBS, major Almir Peixoto, as ações de prevenção incluirão a distribuição de panfletos educativos para a população em pontos estratégicos, distribuição de pulseira de identificação para crianças nas praias; além de orientações a taxistas e ‘bugueiros’ – que servirão de multiplicadores.

“Entre as medidas que serão desencadeadas destacamos, ainda, a intensificação de advertências aos banhistas sobre as áreas de risco, a orientação sobre os melhores locais para o lazer aquático, e a abordagem de veículos de excursões e transportes coletivos nas principais vias de acesso ao litoral”, completou o oficial.

Segundo o major, serão empregadas na operação cinco embarcações, sendo dois botes infláveis de salvamento e três motos aquáticas, que se revezarão no patrulhamento no mar. A operação também irá contar com treinamento e recapacitação para o efetivo escalado. “Serão formadas duas turmas para treinamento de salvamento aquático, com uma carga horária de 12h cada”, informou. 

Resgate – Uma ambulância equipada para o atendimento pré-hospitalar será disponibilizada, nos finais de semana, em um ponto base na rodovia PB-008, no posto da antiga Manzuá, na saída para a cidade do Conde. O objetivo é diminuir o tempo resposta às ocorrências em pontos considerados de grande movimentação, como barra de Gramame, praias do litoral sul e a própria rodovia. 

Dicas para banhistas

- Evite nadar sozinho

- Mantenha a linha da água na cintura

- Não faça brincadeiras do tipo: ‘caldos’, ‘trotes’, ‘saltos’ e simulação de afogamento

- Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e nas proximidades de desembocaduras de rios

- Tenha atenção com superfícies escorregadias ou cortantes

- Reconheça suas habilidades e seus limites na água

- Ao fazer uso de embarcações ou moto aquáticas utilize obrigatoriamente o colete salva-vidas

Como prestar socorro?

- Jogue um objeto que flutue na água em direção da pessoa afogada. Até mesmo garrafas pet vazias podem servir, além de bóias convencionais  e de cordas. Nunca deixe a vítima segurar em você, pois na hora do pânico ela pode puxá-lo para dentro da água e ambos acabarem se afogando.
- Retire a pessoa da água pelas axilas e deixe-a deitada de lado, paralela às águas, para evitar engasgos.
- Chame o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros, através do 193.
- Tire a roupa molhada da vítima para evitar hipotermia e a aqueça com uma roupa ou toalha seca.
- Espere o socorro ou leve a vítima até o hospital. Isso também vale para quem está consciente, pois é preciso passar pela avaliação de um médico, técnico, bombeiro ou enfermeiro para verificar se há água nos pulmões.