João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros lança nova etapa do Projeto “Melhor Idade”

terça-feira, 12 de março de 2013 - 16:28 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

O Comando do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (12), o lançamento do Projeto Melhor Idade, que congrega militares da Corporação que estão na reserva remunerada. A solenidade aconteceu no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – Espep, em Mangabeira, e contou com as presenças do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, do coordenador do projeto, coronel Antônio Guerra Neto.

O coronel Jair Carneiro deu as boas vindas aos novos participantes do Projeto “Bombeiro na Melhor Idade” e disse desejar que “o projeto passe experiências profissionais de outras áreas para serem utilizadas neste momento da vida dos senhores”. O projeto oferece atendimentos psicológicos, saúde, lazer, cultura, arte e palestras sobre dependência química aos bombeiros que estão ingressando ou ingressaram na reserva.

O comandante do Corpo de Bombeiros agradeceu ao coronel Guerra por ter aceitado o desafio e parabenizou a assistente social Anailce Oliveira pela dedicação ao projeto que foi extensivo aos demais integrantes. Por sua vez, o coronel Guerra disse se sentir à vontade para esta nova missão.

Na ocasião, o gerente de capacitação do Empreender/JP, Kepler Trajano, falou do curso que será ministrado para os participantes do projeto sobre gestão em empreededorismo.

O major Raniere Belarmino de Araújo, que participou do projeto durante o ano de 2012, contou da nova experiência e incentivou os novos integrantes, afirmando que eles “só têm a ganhar”. A solenidade foi encerrada com uma apresentação musical.

O Projeto – O Projeto Bombeiro na Melhor Idade tem por objetivo propiciar aos militares condições favoráveis para que sua transferência para a reserva seja um processo gradual, elaborado e planejado, com vistas a manter a qualidade de vida e evitar danos para a saúde física e mental.

Para o militar da reserva participante do projeto são oferecidos atendimentos psicológicos, saúde, lazer, cultura, arte e palestras sobre dependência química. A primeira fase foi iniciada em fevereiro com projetos pessoais e vida financeira; depois foram realizados Curso de Empreendedorismo e de Educação Financeira e Pessoal.

No ano passado foram realizados momentos de lazer com visitas a pontos turísticos de João Pessoa, entre eles, a Estação Ciência e o Hotel Globo. Os integrantes do projeto também viajaram a Recife e Natal, onde conhecerem várias atrações turísticas daquelas capitais.