João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros lança ‘Operação Verão’ com orientações aos banhistas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 - 18:11 - Fotos: 
Uma simulação de afogamento marcou o lançamento da Operação Verão 2011 do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A apresentação aconteceu na tarde desta sexta-feira (7) na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, e foi realizada por integrantes do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS). Segundo o capitão Artur Vieira, comandante da unidade miltiar, o objetivo é oferecer mais segurança aos banhistas e turistas que frequentam a orla marítima da praia do Bessa até o litoral sul do Estado.

A partir desse final de semana, segundo o capitão Vieira, os militares do Corpo de Bombeiros estarão fazendo um trabalho de prevenção e, seguindo orientação do comandante da Corporação, coronel Jair Carneiro, também irão informar aos banhistas as praias com maiores índices de acidentes e também aquelas impróprias para o banho.

Segundo o comandante do BBS os maiores índices de ocorrências de afogamento envolvem crianças perdidas e pessoas que após ingerirem bebida alcóolica entram na água para tomar banho. “Do mesmo jeito que bebida não combina com volante, também não combina com banho de mar”, alertou o capitão Vieira.

Equipe – O Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, instalado na praia do Cabo Branco, em joão Pessoa, conta com aproximadamente 70 militares e duas viaturas, uma de busca e salvamento e outra de combate a incêndio. Três embarcações, sendo dois botes e uma lancha, também fazem parte dos equipamentos utilizados no trabalho de prevenção e salvamento.

Também está instalada no BBS uma companhia com mais quatro viaturas e quatro motos, que ainda conta com o reforço do 1º BBM. Em toda orla marítima de responsabilidade daquele batalhão, estão instalados nove postos de observação. Na Capital os postos ficam próximos ao Mag Shopping, Hotel Tambaú, Busto de Tamandaré e em frente ao BBS.