João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros instala hidrantes no Sertão paraibano

quarta-feira, 30 de novembro de 2011 - 18:55 - Fotos:  Secom-PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, por meio da 1ª Companhia, está instalando hidrantes em pontos estratégicos em Sousa, no Sertão paraibano. O último foi colocado no cruzamento das ruas Cônego José Viana e Nelson Meira, próximo à estação ferroviária, no bairro da Estação.

Outros dois hidrantes já foram instalados na cidade, sendo um nas proximidades do quartel da 1ª Companhia Regional de Bombeiros Militar e outro entre as ruas Nabor Meira e Cel. José Vicente no centro da Cidade.

O major Jean Carlos, comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros, em Sousa, disse que a instalação dos hidrantes faz parte de convênio firmado com a Prefeitura Municipal e tem como objetivo agilizar, no caso de ocorrência de incêndio, o abastecimento das viaturas do Corpo de Bombeiros.

Até o final de dezembro será instalado mais um equipamento. O equipamento já se encontra na companhia e está em fase de manutenção corretiva, para ser posteriormente instalado no bairro Gato Preto, nas proximidades do Sesi.

Ainda em parcerias com prefeituras locais, a 1ª Companhia Regional de Bombeiros Militar deverá instalar hidrantes nas cidades de Pombal e Catolé do Rocha.

O que são – A Norma Brasileira (NBR) 5667/80 define os hidrantes urbanos como os aparelhos ligados aos encanamentos de abastecimento de água que permitem a adaptação de bombas e ou mangueiras para o serviço de extinção de incêndios. São redes de distribuição que admitem a captação de água pelos bombeiros, especialmente durante o combate a incêndios.

Os hidrantes são instalados em pontos estratégicos das redes de distribuição, onde devem ser capazes de fornecer água em quantidade e pressão satisfatórias. A instalação desses aparelhos é uma exigência de códigos de prevenção contra incêndio e pânico, que por sua vez obedecem às legislações específicas de cada Estado da Federação.

Por determinação do comandante geral da Corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, uma comissão fará análise e estudo de distribuição de hidrantes por todo o Estado, para contribuir melhor no atendimento à população.