João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros inicia atividades do projeto Bombeiro Mirim ano letivo 2015

quinta-feira, 23 de abril de 2015 - 11:14 - Fotos:  Arquivo

Mais 90 crianças estão sendo beneficiadas pelo projeto social Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). Elas fazem parte da turma do primeiro semestre deste ano, que teve atividades iniciadas nessa quarta-feira (22). A expectativa é que eles passem por um período de até seis meses de aula, focadas na disseminação de conhecimentos inerentes às atividades do bombeiro militar.

Conforme a tenente Aline Alana, instrutora do projeto, neste primeiro encontro os alunos receberam os uniformes, conheceram as instalações do Quartel do Comando Geral (QCG) – no bairro de Marés, em João Pessoa – bem como a equipe de instrutores do programa. Desta vez, todas as crianças selecionadas, que estão em uma faixa etária de 9 a 11 anos, são do bairro Jardim Veneza, na Capital.

Elas foram indicadas por diretores de escolas públicas da região e serão capacitadas em noções de primeiros socorros, combate a incêndio e salvamento aquático, noções de defesa civil, cidadania, cuidados no trânsito, prevenção às drogas – entre outras disciplinas.

“Nosso objetivo é inserir essas crianças no universo dos bombeiros, capacitando-as dentro das atividades que exercemos, de forma que elas possam ser multiplicadores entre amigos e familiares e seus pais; além de promovermos, com isso, uma aproximação entre a comunidade e os bombeiros”, aponta a tenente.

Segundo ela, os 90 alunos estão divididos em seis turmas, cada uma com uma carga horária de 4 horas aulas semanais. Os dias de atividades do projeto são nas terças, quartas e quintas, nos dois turnos do dia, para assim atender todos os grupos.

O Projeto – O Bombeiro Mirim oportuniza a inclusão social de crianças em situação de risco e exclusão social.  Como estratégia para prevenção ao uso de drogas e da violência, o programa oferece atividades coletivas que visem estimular o sentimento de amor à Pátria; aulas de reforço para alunos com dificuldades nas disciplinas escolares; entretenimento e lazer, atividades  físicas, sensibilizando os participantes a respeito da importância de uma vida saudável.

No  transcorrer do curso, o Corpo de Bombeiros busca as crianças nos bairros e as instruções são ministradas na própria sede do Comando ou em locais apropriados, como por exemplo, Jardim Zoológico, Batalhão de Busca e Salvamento, etc. Os alunos participam de uma refeição e só então são reconduzidos ao seio familiar.