João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros homenageia tropa no Dia Nacional do Bombeiro Militar

quinta-feira, 2 de julho de 2015 - 16:41 - Fotos: 

Há exatos 159 anos o Corpo de Bombeiros Militar foi criado no Brasil, como primeiro serviço de extinção do fogo do país. Desde então, o dia 2 de julho é comemorado pelas corporações de todos os Estados, pois também representa o Dia Nacional do Bombeiro Militar. Na Paraíba, a instituição aproveitou o momento festivo para homenagear o seu efetivo, com a concessão de medalhas e comendas. No total, foram 105 bombeiros condecorados, além de três autoridades civis que contribuíram para o progresso da corporação paraibana. A entrega das honrarias foi feita na manhã desta quinta-feira (2), em solenidade no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na Capital, e contou com a presença da vice-governadora Ligia Feliciano.

“É muito gratificante pra gente receber uma medalha. É uma sensação de que nosso trabalho está sendo reconhecido. Salvar vidas é nossa missão e chegar em casa sabendo que cumprimos nosso dever também é sempre uma grande recompensa”, destacou o praça Luiz Carlos Cabral Lima, agraciado com a medalha de 20 anos de serviço. Além dele, mais 25 bombeiros receberam a mesma honraria, dois receberam a medalha de 30 anos de serviço e 42 a de 10 anos.

Também foram concedidas 11 medalhas de serviços distintos e 27 de praça mais distinta. “Sabemos como essa profissão é admirável no nosso Brasil e no mundo. Qual a criança que não sonha em ser bombeiro militar, profissional que tem como lema vida por vidas. É uma profissão única, que merece todo reconhecimento e homenagens que estão sendo prestadas”, afirmou a vice-governadora do Estado, Lígia Feliciano.

Na solenidade, ela lembrou, ainda, que o governo estadual vem investindo de forma maciça na corporação, adquirindo equipamentos operacionais diversos. De 2011 a 2015, já são mais de R$ 30 milhões investidos. “Os investimentos na corporação têm transformado seus serviços, tornando-os cada vez mais modernos, pois a tecnologia avança a cada ano e nós temos seguido esse progresso”, apontou o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), coronel Jair Carneiro de Barros.

Segundo ele, aliada à aquisição de equipamentos de moderna tecnologia, que estruturam a corporação, a capacitação e qualificação continuada do efetivo têm sido fundamental para aumentar a capacidade de bem atender a população. Nos últimos quatro anos e meio, praticamente toda a tropa passou por algum curso de atualização de conhecimentos.

“Os bens maiores da nossa corporação são seus integrantes e a capacitação e a concessão de honrarias são formas de valorizá-los”, completou. Também presente na solenidade, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Arthur Cunha Lima, ressaltou a importância do CBMPB para a sociedade e a parceria que vem sendo estabelecida entre as duas instituições.

“Os bombeiros são aqueles heróis que saem do anonimato para salvar vidas e prevenir eventos de catástrofe. Aqui na Paraíba o TCE e a corporação mantém uma relação muito próxima e profissional”, completou.

Avanços – De 2011 a 2015, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba deu um salto nos quesitos modernização e valorização profissional. Nesse período, foram 791 promoções, sendo 602 praças e 108 oficiais que galgaram uma nova posição dentro da carreira militar. O incremento no efetivo também tem sido uma meta desta gestão, que vem sendo concretizada através das inclusões de novos profissionais.

No período mencionado, elas somaram 238 contratações, sendo 75 oriundas do Curso de Formação de Oficiais, que tem aberto vagas anualmente, e 163 de praças, por meio do Curso de Formação de Soldados. Em relação aos investimentos para modernização da corporação, eles chegaram a cerca de R$ 30 milhões nos últimos quatros anos e meio, com destaque para a aquisição de auto plataformas aéreas e novas viaturas de combate a incêndio.