João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros homenageia mulheres da corporação

quinta-feira, 7 de março de 2013 - 16:24 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

Exercendo a atividade militar, a mulher já se destaca. Por fazer parte do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba (CBMPB), ela é especial. Palavras de uma das homenagens da corporação na comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7) na Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMPB, localizada nas instalações do Hospital Estadual de Emergência e Trauma, em João Pessoa.

O evento contou com a participação de autoridades e homenageados, incluindo o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, acompanhado de sua esposa, a deputada Eva Gouveia; a primeira-dama, Pâmela Bório; a delegada de Polícia Civil da Paraíba, Ivanisa Olimpio; e a major do Corpo de Bombeiros, Flávia Vilar.

Uma das homenageadas foi a soldada Helaine, primeira mulher do Corpo de Bombeiros a atuar como motorista de resgate na Corporação. Ela entrou no Corpo de Bombeiros por meio do curso de formação na turma de 2011 e anteriormente trabalhava no comando geral. “Eu já tinha a carteira de motorista tipo D, que habilita a dirigir ambulâncias. Em outubro do ano passado, fui transferida para esta companhia, a convite do Major. Aceitei o desafio”, lembra Helaine.

A soldada Allyenn também participou da solenidade. Mesmo de licença-maternidade, resolveu ir ao evento. Ela levava Hadassa, de apenas três meses. “Faz quatro anos que estou na corporação e essa é minha primeira bebê. Eu amo minha profissão e o que faço. Estou curtindo muito este tempo de licença, mas de vez em quando bate uma saudade de estar nas atividades externas”, comentou.

Homenagens - O evento contou com a participação da Banda Militar do Corpo de Bombeiros, foram mostrados todos os uniformes da corporação, distribuídas flores para as mulheres presentes e oferecidas comendas aos homenageados. Receberam as primeiras comendas de Amigo dos Bombeiros, a primeira-dama Pâmela Bório e Ivanisa Olimpio, delegada de Polícia Civil da Paraíba, primeira mulher a assumir a função depois da Lei 8.186/2007, que padronizou a estrutura dos cargos do Poder Executivo do Estado.

As comendas Amigo do Resgate foram entregues ao vice-governador Rômulo Gouveia; à deputada estadual Eva Gouveia; à coordenadora geral do SAMU/JP, Dra. Nicole Debbaudt; à major Flávia Vilar, primeira oficial a comandar uma companhia do CBMPB; à tenente Josinete Barbosa, primeira militar feminino do CBMP; à cabo Marta como destaque operacional e à soldada Helaine – primeira motorista feminino do CBMPB.

A solenidade foi encerrada com as falas do coronel Jair de Barros, comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, do vice-governador Rômulo Gouveia e da primeira-dama, Pâmela Bório. “Queria enfatizar que, dentro da corporação, não existe distinção. As mulheres fazem o mesmo trabalho e de forma muito competente”, disse o coronel.

Rômulo lembrou o investimento do Estado na área militar e sua defesa pessoal pela autonomia da corporação em sua atuação enquanto deputado estadual. A primeira-dama lembrou o papel de cuidadora que muitas mulheres exercem, “Papel que é exercido pelo bombeiro, que cuida de vidas. Parabenizo às mulheres pelas diferentes jornadas que enfrentam e que o número de mulheres na corporação venha a crescer”, destacou Pâmela.

Por fim, o público assistiu a uma simulação feita pela Equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros, demonstrando que cuidados pré-hospitalares e pequenos detalhes no resgate do acidentado são fundamentais a fim de evitar sequelas ao paciente.

Mulheres na corporação - na Paraíba, a inclusão das mulheres foi efetivada em 1997, com a transferência da cabo Josinete, que pertencia à Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros. A partir do ano 2000, outras militares passaram a integrar os quadros da corporação. Em 2002, foi realizado o primeiro Curso de Formação de Sargentos Especialistas, com a aluna Josinete, hoje, 2ª Tenente.

Em 2005, aconteceu o Curso de Formação de Soldados (CFSD) – primeiro curso de formação realizado nas instalações do Corpo de Bombeiros da Paraíba. No ano de 2009, o Estado teve a primeira turma de efetivo feminino com formação fora da capital, sediado no 2º BBM, em Campina Grande.

A inclusão das mulheres nos quartéis do CBMPB não parou com as pioneiras, mas continua anualmente, por meio dos Cursos de Formação. Hoje, o Corpo de Bombeiros conta com um efetivo de 73 mulheres e mais 14 alunas do Curso de Formação de Oficiais (CFO), totalizando 87 militares em todo o Estado.