João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros forma nova equipe de mergulhadores de resgate

sexta-feira, 12 de junho de 2015 - 17:10 - Fotos:  Secom-PB

Mais seis mergulhadores de resgate estão sendo formados para atuar na busca e resgate de vítimas e objetos em ambientes subaquáticos, como açudes, rios e mares. Depois de três meses de instruções, os cinco bombeiros militares e um policial militar receberão o distintivo e o certificado que marcam a conclusão do Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (Cmaut) – promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).

A entrega acontece nesta segunda-feira (15), às 10h, durante formatura dos alunos na Vila Olímpica Parahyba, na Capital. Conforme o supervisor do curso e chefe do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate (Domar), tenente coronel Erik Oliveira, na ocasião será realizada uma demonstração prática das habilidades adquiridas pelos mergulhadores durante a qualificação.

A ação acontecerá na piscina de saltos ornamentais e será aberta ao público presente e às autoridades convidadas. O Cmaut teve uma carga horária de 440 horas, incluindo disciplinas de Mergulho Livre, Mergulho Autônomo Básico, Avançado e de Resgate, Náutica, Salvamento Aquático, Teoria Geral do Mergulho, Primeiros Socorros, Emergências Aquáticas e Sobrevivência no Mar.

Ampliação - Este é o segundo curso realizado pelos Bombeiros da Paraíba na área de mergulho e a expectativa é continuar as qualificações para aumentar o efetivo do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate (Domar), do CBMPB.

O Domar tem como objetivo estabelecer mecanismos adequados para favorecer as ações de planejamento, direção, organização, controle e execução das atividades de Mergulho de Busca e Resgate no âmbito da instituição.