Fale Conosco

17 de fevereiro de 2017

Corpo de Bombeiros emprega mais de 100 militares na segurança dos Blocos dos Atletas e Virgens



Para garantir a segurança dos foliões que desfilam neste sábado (18) no Bloco dos Atletas, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) vai escalar 47 militares voltados exclusivamente para o evento. Já no domingo (19), no bloco Virgens de Tambaú, serão utilizados 84 militares extras. Eles realizarão prevenção e ações de Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Salvamento – sendo distribuídos estrategicamente ao longo da avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré, na Capital.

Conforme o subcomandante geral do CBMPB, coronel Dênis Nery, o esquema conta com o emprego de 11 viaturas das diversas modalidades, incluindo motos-resgate, que garantem o pronto-atendimento, além de uma embarcação para monitoramento na praia. No corredor da folia, serão ativados também três postos de bombeiros, sendo um próximo ao antigo Posto 99, outro perto da padaria Pão da Praia e o terceiro no Busto de Tamandaré, para garantir a prevenção de afogamentos.

“Esse pontos servirão para recepcionar pessoas acometidas de mal súbito ou lesão, que serão encaminhadas aos serviços de saúde no próprio local do evento ou removidos por ambulância à unidade hospitalar, conforme o caso”, explicou. Nos festejos, ainda estará em funcionamento o Posto de Comando, que reúne entes das três Forças de Segurança Pública da Paraíba (Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros).

Virgens de Tambaú – As prévias carnavalescas na Capital têm continuidade no domingo (19), com a saída do tradicional bloco das Virgens de Tambaú. Para o evento, o Corpo de Bombeiros trabalhará com 84 militares extras (oito a mais do que o inicialmente previsto), só na área da festa; além do efetivo ordinário escalado. As viaturas, no total de 16, estarão de prontidão ao longo do corredor da folia, a avenida Epitácio Pessoa, para garantir um atendimento mais rápido ao público.

A festa, que costuma levar muitos foliões às ruas, contará, além do Posto de Comando, com a ativação de cinco postos, nos seguintes locais:  posto 99;  colégio Via Medicina; proximidades da antiga subprefeitura; posto Ello  e Busto de Tamandaré (dispersão).

Dicas do Corpo de Bombeiros para cair na folia com segurança:

1º Evite deixar as crianças sozinhas em casa quando sair para folia e cuidado para não esquecer panelas no fogo;

2º Não aceite bebida alcoólica de pessoas que você não conhece;

3º Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

4º Previna-se contra os afogamentos: esteja atento nas crianças na água e não entre no mar após a ingestão de bebida alcoólica;

5º No trânsito: respeite os sinais e velocidade da via, use o cinto de segurança e, se beber, não dirija;

6º Quando levar as crianças para folia coloque uma pulseira de identificação, com o nome, endereço e telefone;

7º  Lembre-se, em caso de acidentes ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

 

.