Fale Conosco

24 de fevereiro de 2012

Corpo de Bombeiros e Cagepa firmam parceria para recuperar hidrantes



O Corpo de Bombeiros Militar e a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) estão recuperando e instalando novos hidrantes em João Pessoa. Em outra parceria do Corpo de Bombeiros, desta vez com a Superintendência de Trânsito e Transportes da Capital (STTrans), será confeccionada a sinalização vertical e horizontal dos hidrantes obstruídos por automóveis.

O trabalho está sendo realizado depois de levantamento das condições dos hidrantes e de locais para a instalação dos equipamentos. O Corpo de Bombeiros fez um mapeamento de João Pessoa com o quantitativo por bairros, identificando os hidrantes em funcionamento e defeituosos e os benefícios deste instrumento para o Corpo de Bombeiros e a população.

Foram realizados serviços de conserto de equipamento para aferição de vazão, relocação, instalação e desobstrução dos registros de aberturas cobertos por asfalto, confecção de instrumentos de aberturas e confecção de novas peças (roscas) dos hidrantes.

Atualmente, existem 12 equipamentos instalados nos seguintes bairros da Capital: Centro (quatro), Cruz das Armas (dois), Costa e Silva (um), Mangabeira (um), Torre (um), Oitizeiro (dois) e Cabedelo (um). Está prevista a instalação de mais quatro hidrantes nos bairros de Mangabeira, Colinas do Sul, Jardim Veneza e na praia de Jacumã, município de Conde.

Mapeamento – A parceria foi firmada depois de entendimento entre o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, e a direção da Cagepa. Pelo órgão militar, por meio da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), foi designado o major Rosinaldo José da Silva. Já pela estatal, foram designados os engenheiros Leonardo Brasil e Rogaciano da Cunha Souto.

 

A expansão da região metropolitana de João Pessoa foi o principal motivo do levantamento determinado pelo comando do Corpo de Bombeiros. O número de hidrantes era insuficiente para atender à demanda. O levantamento foi realizado pela equipe do diretor da DAT, tenente coronel José Jobson Ferreira.