Fale Conosco

26 de abril de 2013

Corpo de Bombeiros da Paraíba licita viaturas para resgate em altas edificações



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba divulgou durante a reunião de monitoramento nessa quinta-feira (25), o início de licitação, por meio da Secretaria Estadual de Administração, para aquisição de duas viaturas de resgate para atender ocorrências em altas edificações. O investimento total realizado é na ordem de R$ 6.560.000,00 com recursos próprios do Governo do Estado.

Para o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, a nova aquisição visa se adequar a evolução imobiliária no Estado. “As duas viaturas serão do tipo autoplataforma aérea, destinadas tanto às ações de salvamento quanto de combate a incêndio e serão distribuídas em João Pessoa e Campina Grande”, destacou o comandante.

Ele ainda informou que a Paraíba será o primeiro Estado do Nordeste a adquirir esse tipo de viatura. “A tecnologia é de última geração, existem viaturas similares nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal”, acrescentou.

Com fabricação italiana obedecendo às normas brasileiras, a viatura de resgate terá um alcance de 55 metros de trabalho vertical para salvamento. Já a viatura de combate a incêndio vai comportar escadas de 150 metros, tanque de água com capacidade para 3.000 litros e um tanque para líquido gerador de espuma para incêndios em líquidos inflamáveis.