João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros comemora 98 anos e anuncia aquisição de viaturas de combate a incêndio

terça-feira, 9 de junho de 2015 - 12:46 - Fotos:  Secom-PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) comemora, nesta terça-feira (9), 98 anos de criação e anuncia a aquisição de sete viaturas do tipo Auto Bomba Tanque (ABTs), utilizadas para o combate a incêndio. Os veículos vão estar expostos para a população durante a solenidade em alusão ao aniversário da corporação, que acontece nesta quinta-feira (11), no pátio do Espaço Cultural José Lins, na Capital.

Na ocasião, também serão homenageadas 25 autoridades, entre civis e militares, com a medalha de Serviços Distintos, destinada a agraciar aqueles que tenham contribuído para o crescimento da corporação. Conforme o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, a data comemorativa marca um período de contínua modernização da corporação, com a ampliação dos serviços, capacitação de pessoal e aquisição de equipamentos de moderna tecnologia.

As novas ABTs demandaram um investimento de quase R$ 3,8 milhões, viabilizados pelo Governo do Estado. “As viaturas proporcionarão uma renovação e um reforço no serviço de combate a incêndio, além de viabilizar a manutenção da parte mecânica e estrutural das viaturas já existentes e que precisam dessa revisão”, comentou. Além das sete ABTs adquiridas, mais duas serão recebidas por doação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Até julho deste ano, também chegarão para a corporação 28 motocicletas de alta potência para o reforço das atividades de fiscalização e principalmente de resgate. As motos dão uma maior operacionalidade ao serviço emergencial de primeiros socorros, já que possuem mais mobilidade.

“Todos esses investimentos são essenciais para que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba acompanhe a modernização dos equipamentos tecnológicos e veículos utilizados nas ocorrências. Eles significam um avanço, pois qualificam continuamente nossos serviços”, completou o comandante geral.

História – O Comando do Corpo de Bombeiros foi criado em 1917, através do decreto estadual de número 844. Na época, a corporação funcionava como uma seção ligada à Força Pública Estadual (antiga Polícia Militar) e ainda não contava com instalações próprias. Um ano após a fundação, em 1918, a instituição ganhou um quartel próprio, na esquina da rua Maciel Pinheiro com a Duarte Lima. Já em 2007, a corporação conquistou a autonomia administrativa e financeira, a partir da ativação da instituição como um Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Nessa mesma época, houve a ampliação dos atendimentos, que antes eram restritos ao serviço ativo de combate ao fogo e ao salvamento. Foi então consolidado o serviço de engenharia, através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), que ganhou um importante foco preventivo, com as fiscalizações aos sistemas de combate a incêndio e pânico.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros está presente em várias partes do Estado, por meio de oito batalhões e três companhias independentes, que atendem nas diversas modalidades de combate a incêndio, salvamento aquático e terrestre, além de atendimento pré-hospitalar.