Fale Conosco

12 de junho de 2018

Corpo de Bombeiros comemora 101º aniversário e encerra Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2018



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) comemorou, na manhã desta terça (12), o aniversário de 101anos de criação da corporação, com realização de formatura e encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2018. Estiveram presentes militares de todas as unidades, comandantes regionais, o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros; o subcomandante geral, coronel Dênis da Silva Nery; o delegado geral da Polícia Civil, João Alves de Albuquerque, e o comandante de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), coronel Lívio Delgado.

A corporação teve sua fundação no dia 9 de junho de 1917, por meio da criação da primeira Seção de Bombeiros Militares, com efetivo de 30 homens. A data celebrada traz à memória toda a trajetória da Corporação, que atualmente conta com um efetivo composto por mais de 1.200 homens e mulheres distribuídos em toda Paraíba em três Comandos Regionais de Bombeiro Militar (CRBM) e suas 14 unidades operacionais.

Durante a solenidade, houve também o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2018, que formou 15 bombeiros militares no último mês, tendo como primeiro colocado da turma o sargento Rodrigo Queiroz. Atualmente, nos diversos cursos de Formação, Habilitação e Aperfeiçoamento, participam mais de 120 alunos, buscando o aprendizado contínuo e a ascensão profissional.

Em sua fala, o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, relembrou o início da Corporação e o quanto esta tem evoluído desde então. “Muitos desafios foram superados, o Corpo de Bombeiros teve várias denominações e endereços. Com a criação de municípios, houve a necessidade de interiorizar os nossos serviços. Atualmente, o CBMPB não se limita apenas aos atendimentos das ocorrências. Nos últimos dez anos tem desenvolvido ações através dos projetos e programas sociais.”, relatou o comandante.

Como ato da formatura, diversos militares foram agraciados com a Medalha de Valor Militar. Um total de 72 militares recebeu a comenda por seus 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à Corporação. O comandante geral parabenizou o efetivo homenageado por ter contribuído para o crescimento e a consolidação do CBMPB ao longo dos anos.

Ao final da solenidade, a tropa composta por bombeiros militares e viaturas operacionais desfilou em continência ao comandante geral da Corporação.