Fale Conosco

29 de julho de 2015

Corpo de Bombeiros capacita civis para emergências aquáticas



Uma turma de 27 civis participa, na manhã desta quinta-feira (30), do Curso de Emergências Aquáticas promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). A capacitação acontece a partir das 8h, com aulas teóricas na escola municipal Chico Xavier, localizada na rua Telegrafista Elesbão Santiago, no Jardim Oceania, e parte prática na praia do Bessa, na Capital. No total, serão cinco horas de aula.

Conforme o instrutor do curso e chefe da Seção de Relações Públicas do CBMPB, major Tiago Aragão, a intenção é disseminar para os cidadãos os conhecimentos básicos de salvamento aquático, reduzindo assim os índices desse tipo de incidentes. “Principalmente nas praias com maior concentração de banhistas e praticantes de esporte náuticos”, comentou.

Segundo o oficial, os participantes se inscreveram previamente na instituição e têm perfis diversos. Já a grade curricular do curso inclui as seguintes disciplinas: Introdução ao Salvamento Aquático, Perfil dos Afogamentos, Prevenção de Afogamentos, Como Parar o Processo de Afogamento, Cadeia de Sobrevivência do Afogamento, Como Socorrer Vítimas, Suporte Básico de Vida em Afogamento, Reconhecimento de um Afogamento e Como Acionar o Socorro, Classificação do Afogado, entre outras.