João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros capacita 18 militares para atuarem como condutores de cães de resgate

quarta-feira, 23 de setembro de 2015 - 11:00 - Fotos: 

O primeiro Estágio de Busca, Resgate e Salvamento com Cães realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) teve início nessa terça-feira (22), com uma turma de 18 militares. O objetivo é capacitar os bombeiros para atuarem como condutores de cães em ocorrências de detecção e salvamento de vítimas em que seja solicitado o Canil.

Conforme o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento e coordenador geral do Estágio, major Almir Peixoto, o grupo é composto por bombeiros de várias unidades no Estado. “Nossa meta é que cada unidade tenha pelos menos um bombeiro habilitado para dar suporte em ocorrência com cães”, contou, ao informar que a qualificação prevê uma carga horária de 60h, entre disciplinas teóricas e práticas.

As matérias incluem anatomia e fisiologia canina, manutenção canina, psicologia da aprendizagem canina, técnicas de obtenção do latido, figuração, obediência e destreza, princípios de busca urbana e princípios de busca rural.  Atualmente, a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, que pertence ao Batalhão de Busca e Salvamento, conta com quatro cães da raça labrador, sendo dois já formados e dois em formação; além de quatro adestradores.

Os animais já treinados atuam nas operações de busca de vítimas perdidas em mata ou florestas ou ainda no resgate de vítimas soterradas em decorrência de desabamentos. Eles também têm habilidade para farejar e encontrar cadáveres. Segundo o major Almir, o estágio de condução de cães de resgate continua até o dia 3 de outubro. “Esperamos poder formar mais uma turma neste ano e manter o padrão de dois grupos qualificados a cada ano”, completou.