João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros avalia números da Operação Verão 2013

quinta-feira, 14 de março de 2013 - 18:08 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

A utilização de equipamentos recentemente adquiridos pelo Governo do Estado, entre os quais motos aquáticas, foi um dos principais fatores que garantiram o sucesso da Operação Verão 2013 desencadeada pelo Corpo de Bombeiros da Paraíba. A avaliação foi feita pelo comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, major Erick Oliveira, durante apresentação dos números da operação, nesta quinta-feira (14), no auditório da PBTur, em João Pessoa.

Iniciada no dia 6 de dezembro e encerrada no dia 3 deste mês, a Operação Verão distribuiu cerca de três mil pulseiras para crianças e mais de cinco mil folders nos finais de semana na orla marítima da Paraíba. Durante a ação, foram abordados 657 veículos com a orientação sobre prevenção de acidentes aquáticos a mais de 8 mil pessoas.

O major Erick Oliveira lembrou que foram montados postos de salva vidas ao longo da faixa litorânea que vai da praia de Baia da Traição até a praia de Acaú (Pitimbu) totalizando 26 praias. Foram registrados dois óbitos. No sentido de resguardar a vida foram realizados 108 atendimentos, entre eles: resgate aquático, primeiros socorros e hospitalar, crianças perdidas, afogamentos, e mais de 15 mil operações de preservação. Todo o trabalho preventivo foi realizado pelo pelotão de guarda vidas.

Para o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento o sucesso da operação é observado com o trabalho educativo e preventivo desenvolvido pelos militares do Corpo de Bombeiros, sendo redobrada as atenções em relação ao grande número de turistas no litoral paraibano nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Na Operação 2013, o Corpo de Bombeiros utilizou motos aquáticas (Jet ski) adquiridas pelo Governo do Estado que foram colocadas à disposição da população, tanto na orla marítima como em mananciais, principalmente no período de carnaval. Na operação intitulada “Curta o Verão com Segurança” foram utilizadas também lanchas e botes salva vidas no resgate às vítimas de afogamentos.

Major Erick Oliveira assegurou que o Corpo de Bombeiros vai continuar prestando assistência aos banhistas com a presença de salva vidas em pontos estratégicos do litoral paraibano.

A solenidade ocorrida no auditório da PBTur contou com as presenças do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Denys Nery; capitão dos Portos da Paraíba, Victor Buarque, vários oficiais da Corporação e representantes do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de João Pessoa.