Fale Conosco

14 de março de 2013

Corpo de Bombeiros avalia números da Operação Verão 2013



bombeiros avaliacao da operacao verao 2013 foto jose  lins (40)A utilização de equipamentos recentemente adquiridos pelo Governo do Estado, entre os quais motos aquáticas, foi um dos principais fatores que garantiram o sucesso da Operação Verão 2013 desencadeada pelo Corpo de Bombeiros da Paraíba. A avaliação foi feita pelo comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, major Erick Oliveira, durante apresentação dos números da operação, nesta quinta-feira (14), no auditório da PBTur, em João Pessoa.

Iniciada no dia 6 de dezembro e encerrada no dia 3 deste mês, a Operação Verão distribuiu cerca de três mil pulseiras para crianças e mais de cinco mil folders nos finais de semana na orla marítima da Paraíba. Durante a ação, foram abordados 657 veículos com a orientação sobre prevenção de acidentes aquáticos a mais de 8 mil pessoas.

O major Erick Oliveira lembrou que foram montados postos de salva vidas ao longo da faixa litorânea que vai da praia de Baia da Traição até a praia de Acaú (Pitimbu) totalizando 26 praias. Foram registrados dois óbitos. No sentido de resguardar a vida foram realizados 108 atendimentos, entre eles: resgate aquático, primeiros socorros e hospitalar, crianças perdidas, afogamentos, e mais de 15 mil operações de preservação. Todo o trabalho preventivo foi realizado pelo pelotão de guarda vidas.

marjor erik bombeiros operacao verao avaliacao foto jose lins 2Para o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento o sucesso da operação é observado com o trabalho educativo e preventivo desenvolvido pelos militares do Corpo de Bombeiros, sendo redobrada as atenções em relação ao grande número de turistas no litoral paraibano nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Na Operação 2013, o Corpo de Bombeiros utilizou motos aquáticas (Jet ski) adquiridas pelo Governo do Estado que foram colocadas à disposição da população, tanto na orla marítima como em mananciais, principalmente no período de carnaval. Na operação intitulada “Curta o Verão com Segurança” foram utilizadas também lanchas e botes salva vidas no resgate às vítimas de afogamentos.

Major Erick Oliveira assegurou que o Corpo de Bombeiros vai continuar prestando assistência aos banhistas com a presença de salva vidas em pontos estratégicos do litoral paraibano.

A solenidade ocorrida no auditório da PBTur contou com as presenças do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Denys Nery; capitão dos Portos da Paraíba, Victor Buarque, vários oficiais da Corporação e representantes do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de João Pessoa.