Fale Conosco

21 de janeiro de 2015

Corpo de Bombeiros apresenta balanço da Operação Verão



O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), coronel Jair Carneiro de Barros, apresentou um balanço da Operação Verão durante a reunião de monitoramento realizada com os gestores da Segurança Pública, na tarde desta terça-feira (20), no Palácio da Redenção, na Capital, com a presença do governador Ricardo Coutinho. A operação segue até o final de fevereiro em toda a faixa litorânea do Estado.

Conforme os números levantados pela corporação, no período de 5 de dezembro até o dia 19 deste mês, os Bombeiros já realizaram 53 salvamentos de banhistas, sem registro de óbitos.  Os dados incluem os resgates preventivos, quando os Bombeiros percebem que a pessoa está em uma situação de perigo e intervém antes mesmo que aconteça o afogamento. Nesses casos, a vítima costuma apresentar cansaço e pânico.

“Trabalhamos no viés da prevenção aquática, tanto com a disposição dos guarda-vidas em áreas estratégicas, nas quais detectamos uma maior incidência de afogamentos pelas características da praia, quanto com orientações para banhistas. Já está previsto, dentro da operação, um ciclo de palestras também nas escolas para orientar os estudantes quanto à realidade do nosso litoral”, destacou o comandante geral.

Ele informou ainda que a Operação registrou a identificação de 18 crianças, que estavam perdidas e foram entregues aos pais em perfeita segurança. Também na faixa litorânea, 19 pessoas receberam atendimentos de primeiros socorros, totalizando 90 ocorrências atendidas dentro da Operação.  O comandante destacou que a segurança nas praias segue reforçada até o período pós Carnaval, com efetivo extra vindo do administrativo e dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais.

Já ao longo do ano de 2014, o trabalho do Corpo de Bombeiros nas praias resultou no salvamento de 304 banhistas, que poderiam ter perdido a vida se não houvesse o resgate e o atendimento dos guarda-vidas. No mesmo período, também foram encontradas e devolvidas aos responsáveis 124 crianças e realizados 150 atendimentos de primeiros socorros.

A reunião – Também participaram do encontro de gestores da Segurança o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Denis Nery, o comandante do 1º Batalhão Bombeiro Militar e do  1º Comando Regional Bombeiro Militar, coronel Jobson Ferreira, o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, tenente coronel Erik Oliveira, o comandante do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar, major Tiago Montezuma, entre outras autoridades civis e militares.

Investimentos – Em 2014, o Governo do Estado investiu mais de R$ 914 mil em materiais de busca e salvamento aquático para uso do Corpo de Bombeiros. Entre os itens adquiridos estão um veículo para colocação e retirada de embarcações da água, 300 nadadeiras e 100 sapatilhas náuticas para uso dos guarda-vidas, além de 40 pranchas de tipos diversos, 15 caiaques e 100 coletes salva-vidas.