João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros alerta sobre risco de incidentes no período chuvoso

segunda-feira, 18 de abril de 2016 - 12:03 - Fotos:  Arquivo

O fim de semana foi marcado por chuvas intensas na Grande João Pessoa e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) se manteve em alerta para atender aos chamados da população. Nesse período, pelo menos 61 ocorrências foram registradas relacionadas às precipitações. A maior parte foi entre a sexta-feira (15) e sábado (16), somando 43 chamados e, no domingo (17), pelo menos mais 18 casos foram atendidos.

Os principais foram relacionados a alagamentos, quedas de árvores e desabamentos. Também foram realizadas ações preventivas como a realização de cortes em árvores que apresentavam risco iminente de queda, resgate de pessoas ilhadas devido ao aumento do nível de água e apoio em edificações comprometidas para evitar desmoronamentos. Apesar do alto número de ocorrências, não foram registrados casos que resultaram em morte.

Entre os chamados, destaque para o desmoronamento de um muro em Mandacaru, na Capital, que atingiu uma vila e chegou a ferir três pessoas, que tiveram escoriações. Elas foram atendidas pelas guarnições e encaminhadas para o hospital.  Conforme informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), os bombeiros atuaram em conjunto com a Defesa Civil e as casas foram interditadas devido aos riscos.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Barros, o efetivo de serviço continua de prontidão para atender às demandas que surgirem. “O Corpo de Bombeiros permanece em alerta aos chamados e continuará a executar as ações de prevenção com o intuito de minimizar o número de vítimas e evitar acidentes graves”, relatou.

Orientações – Conforme o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMPB, major Almir Peixoto, quem precisa se deslocar a pé nas chuvas não deve ficar próximo a árvores, postes ou cercas elétricas – sobretudo se as precipitações estiverem acompanhadas de raios.

Além disso, deve-se evitar locais abertos como campos e praias, que não trazem proteção para as descargas elétricas. “Em caso de incidência de raios, também não é recomendado o uso de aparelhos eletrônicos, como telefone com fio ou celulares com carregador ligado a tomada”.

Em se tratando dos alagamentos, conforme o major, eles podem ser evitados obedecendo à regra de nunca jogar lixo nas ruas, encostas, córregos, margens de rios ou em áreas verdes. Bueiros obstruídos geralmente causam enchentes, assim como drenos, valas e canaletas entupidas.  Caso sua casa esteja sujeita a alagamentos, a dica é colocar os móveis e outros pertences em lugar elevado e protegido. 

Como agir em caso de alagamentos?

- Disque 193 para acionar o Corpo de Bombeiros Militar e telefone também para Defesa Civil ligando para o número 199;

- Se estiver em lugar seguro, não se aventure em correntezas e inundações;

- Só ande pela área alagada se for para sair de uma situação de perigo;

- Procure locais mais elevados, e tome bastante cuidado para não cair em valas e nem em bueiros abertos;

- Durante um temporal é comum a queda de árvores, por isso não estacione seu veículo nem permaneça embaixo delas;

- Na ocorrência de raios, se estiver na água saia imediatamente dela e procure um local protegido;