João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros alerta para risco de queimadas no verão

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015 - 11:45 - Fotos: 

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, o clima fica mais quente e propício às ocorrências de incêndio em vegetação. Só em novembro deste ano, conforme dados do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), esse tipo de incêndio chegou ao número de 490 casos, de um total de 630 registrados no mês. Ou seja, os tipos classificados como fogo em lixo, terreno baldio e em florestas representou quase 80% das ocorrências de incêndio do período.

Conforme o comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM) – unidade da Capital especializada no combate a incêndio – tenente coronel Jean Benício, o Estado da Paraíba possui, em sua maioria, um tipo de vegetação seca susceptível para esse tipo de ocorrência. “Aliada ao fator climático, temos ainda algumas práticas que são costumeiras da nossa população e que só contribuem para a propagação desses incêndios, como por exemplo as queimadas em terrenos baldios e em lixo”, comentou.

“Certamente, o Sertão e o Cariri paraibano são as regiões que registram uma maior incidência desse tipo de chamado, por naturalmente apresentarem um clima mais quente e seco”.  O tenente coronel Jean lembrou, ainda, que a técnica de queimadas para a preparação do solo só pode ser feita de forma controlada, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Confira as dicas para prevenir os incêndios em vegetação:

•  Nunca jogue pontas de cigarros nas rodovias ou em locais inapropriados, pois elas além de poluir o ambiente podem causar grandes incêndios.

• Não abandone objetos de vidro, metal e outros que por ação da temperatura elevada podem superaquecer a vegetação e causar incêndios.

• Evite fazer fogueiras, pois as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas. Caso seja necessário, procure uma área sem vegetação por perto.

• Não faça queimadas próximas a redes elétricas nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes, pois é mais fácil perder o controle do fogo, ocasionado um incêndio e colocando outras áreas em risco.

• Não solte fogos de artifícios próximos de reservas florestais e ou mesmo em área com vegetação seca.

• Não solte balões.

• Evite queimar seu lixo, pois qualquer descuido pode provocar grandes incêndios, seja consciente e procure destiná-lo para reciclagem.

• Se você mora em área rural, mantenha seu terreno limpo, capine as cercas e divisas de sua propriedade, pois essa atitude irá prevenir que incêndios nas redondezas se alastrem para seu terreno.

• Nunca deixe criança brincar com fósforos e isqueiros, pois o risco é sempre grande.

• Se avistar fumaça suspeita em áreas florestais ou terrenos, informe imediatamente ao Corpo de Bombeiros (Disque 193) para que o fogo possa ser extinto o quanto antes.