João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros abre inscrições para Curso de Socorrista de Resgate  

terça-feira, 20 de junho de 2017 - 17:21 - Fotos: 

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizará, a partir do dia 10 de julho deste ano, a terceira edição do Curso de Qualificação Profissional em Socorrista de Resgate (CSR-2017). O CSR, que se estenderá até o dia 21 de agosto, tem carga horária prevista de 250 horas aulas e acontecerá na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).

As inscrições, já abertas, deverão ser efetivadas até às 10h do dia 4 de julho, mediante entrega da ficha de inscrição na Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMPB, no Quartel do Comando Geral, na Capital – ou por envio via protocolo eletrônico. O documento de inscrição e os demais requisitos de participação estão elencados no boletim interno de número 0110, de 13 de junho deste ano.

Conforme o edital, o foco do curso é a especialização no serviço de Atendimento Pré-Hospitalar.  Entretanto, conforme o coordenador do CSR nesta edição, o tenente Diego Sousa, a grade curricular é vasta e inclui diversas áreas bombeiro militar. Entre as disciplinas estão: Avalição inicial da vítima, Salvamento veicular (desencarceramento), Atendimento Pré-Hospitalar no Salvamento aquático e em áreas de conflito, Intervenção com pacientes portadores de necessidades especiais, atendimento a crianças, idosos e gestantes.

Também será abordado o atendimento a vítimas com histórico de ameaça de suicídio, ocorrências com múltiplas vítimas e intervenção com agentes químicos. “Estamos ansiosos para receber os alunos, que terão aulas com profissionais tanto do Corpo de Bombeiros como de universidades aqui do Estado que firmaram parceria conosco”, destacou.

Público alvo – Além de bombeiros, também podem se inscrever no curso integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar e Tribunal de Contas do Estado. No total, são oferecidas 35 vagas, com distribuição entre essas corporações e as unidades do CBMPB.