Fale Conosco

18 de outubro de 2013

Coro Sinfônico da Paraíba se apresenta em Alagoas e Sergipe



O Coro Sinfônico da Paraíba realiza, neste fim de semana, apresentações em Maceió (AL) e Aracaju (SE). A primeira parada é na capital alagoana, onde o grupo participa, neste sábado (19), da programação do 15º Festival Cantat, que este ano homenageia Vinícius de Moraes no mês de centenário de nascimento do ‘poetinha’. A regência é do maestro Chiquito e coordenação da maestrina Ariadne de Lima.

Neste domingo (20), o coro paraibano fará participação especial no 3º Festival Nacional de Música Coral em Aracaju (Cantaju) com duas apresentações. O evento reúne corais de vários Estados brasileiros, além de espetáculos de dança. Pela manhã, a apresentação será na Sociedade Filarmônica de Sergipe (Sofise). No teatro, as apresentações começam às 19h30 e a entrada é franca. Também estarão presentes grupos da Bahia, Mato Grosso, Pernambuco e Sergipe.

Maestro Chiquito – Francisco Fernandes Filho, Chiquito de Santa Luzia. Nasceu músico, roqueiro, sambista, frevista, forrozeiro. Participou de todos os tipos de manifestação cultural nordestina, desde o Coco de Roda de Mané de Bia até a Orquestra Sinfônica, passeando por orquestras de frevos, conjuntos de bailes, grupos de dança, orquestra sanfônica, charangas, alas-ursas, escolas de samba, regionais de forró, entre outros.

Aprendeu as primeiras notas musicais na Banda de Música 23 de Maio, de Santa Luzia, sua cidade natal, com o maestro Ernani da Veiga Pessoa, na UFPB, onde concluiu bacharelado em trompete (piston) com o professor Gerard Hostein.
Fundou e participou de vários grupos na Paraíba: Orquestra Metalúrgica Filipéia, Clã Brasil, Orquestra PB-Jazz, Orquestra Sanfônica do Cariri, Orquestra Toque de Vida, Charanga Baraúna, Conjunto Os gênios, entre outros.

Ariadne de Lima – Pedagoga, licenciando o curso de Música na UFPB e professora de técnica vocal da Musart (Escola Art-Musical). Iniciou seus estudos musicais com a professora Marilda Eduardo e na Escola de Música Antenor Navarro (EMAN).

Atuou como corista em diversos corais de João Pessoa, como o Coral Maestro João Eduardo, Coral Sinfônico da Paraíba, Coral Associação Lírica Bel Canto, Coral Collegium Pró- música, Coral Universitário Gazzi de Sá, Coral do Núcleo de Ópera da Funesc e do Presto-ópera da UFPB. Estudou canto com a professora Amarílis de Rebuá, professor Paulo Marcelo, professora Marilda Eduardo e Professora Tika Porto. Foi aluna de regência coral do Professor. Ms. Antônio Carlos Batista (Tom K), Professor. José de Arimatéia e professor Eduardo Nóbrega. Participou de cursos de regência coral ministrado por Samuel Kerr e Eduardo Lackchevisk. Como regente atua desde 2010 no Coral Maestro João Eduardo e desde setembro de 2012 no Coral Sinfônico da Paraíba, no qual também é preparadora vocal.