João Pessoa
Feed de Notícias

Coro Infantil da Paraíba realiza Chorus Fest com participação de 200 coralistas nesta sexta-feira

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016 - 12:17 - Fotos:  Thercles Silva

A noite desta sexta-feira (16) será dedicada ao canto coral no Espaço Cultural, em João Pessoa. Sete coros, de todos os estilos e idades, participarão da terceira edição do Chorus Fest, evento musical promovido pela Orquestra Sinfônica e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por intermédio do Coro Infantil da Paraíba, que tem como objetivo popularizar e agregar o canto coral ao gosto da sociedade paraibana. O evento começa às 19h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, e o ingresso é 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao abrigo de idosos Vila Vicentina, no bairro da Torre. Haverá também arrecadação espontânea de brinquedos para o Natal.

O Chorus Fest tem direção geral do maestro João Alberto Gurgel e este ano vai reunir o Coro Infantil da Paraíba (OSPB/Funesc), Coral Universitário Unipê, Coral Ladies (senhoras de 70 a 90 anos cantando músicas inusitadas), Coral das Lourdinas, Coral do Tribunal de Contas da Paraíba, Coral Vozes do Sanhauá e Coro Sinfônico da Paraíba (OSPB/Funesc), este último com regência do maestro Daniel Seixas.

Os grupos cantarão individualmente, conjuntamente entre si e, na parte final, formarão um grande coro com cerca de 200 vozes, todos com um repertório eclético, inclusive natalino.  “É um evento para todas as idades, para toda a família”, disse João Alberto Gurgel, idealizador do evento que, no primeiro ano, em 2014, foi intitulado “December Chorus Fest”, mudando depois para Chorus Fest. “As atrações principais ficarão por conta do Coral Universitário Unipê, que apresentará musicais inéditos – dentro da proposta que tenta mudar a visão e a forma tradicional de canto coral no Brasil –, e pelo coral anfitrião, o Coro Infantil da Paraíba, pertencente à Orquestra Sinfônica da Paraíba, que apresentará músicas performáticas, além de interagir com o público e demais grupos convidados”, explicou o maestro.

O maestro Maurício Gurgel, falecido em junho deste ano e que participou das duas primeiras edições do evento, será o homenageado do Chorus Fest 2016. No evento, o Coral Vozes do Sanhauá – fundado por ele no início dos anos 90, aproveitará a homenagem para mudar, oficialmente, seu nome para “Coral Maurício Gurgel”, e terá como maestros os professores assistentes Andersom Correia e Micherlom França.

“Esta é a terceira edição do evento. A primeira, em 2014, aconteceu na Igreja da Misericórdia, no Centro Histórico de João Pessoa, e foi demasiadamente aceito, a ponto do local não comportar o público presente. Tão grande foi o público, como também a cobrança pela continuidade do festival que, desde 2015, o evento foi acolhido pela Funesc, através da diretoria e núcleo de coros da Orquestra Sinfônica da Paraíba, fazendo o evento acontecer com maior estrutura técnica e de acomodação na Sala de Concertos do Espaço Cultural”, ressaltou o maestro João Gurgel.

Coro Infantil da Paraíba – É um projeto desenvolvido pela Funesc e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. A cada semestre, o coro abre inscrições para novos coristas que passam a integrar o grupo após seleção. Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o coro aborda as disciplinas de técnica vocal e corporal, com o auxílio do professor Daniel Mariano. Ao longo do ano, os coristas participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Funesc quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

O maestro – João Alberto Gurgel, com formação superior em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e qualificado em regência coral e ensino musical, dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê desde 2001, do Coro do Tribunal de Contas do Estado desde 1998, do Coral Ladies (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) desde 2009, e já esteve à frente de corais como o Coral da Cultura Inglesa, Coral das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013.

João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

Serviço:

Chorus Fest

Dia: 16/12/16 (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural

Regência: João Alberto Gurgel

Coros participantes: Coro Infantil da Paraíba, Coral Universitário Unipê, Coral Ladies, Coral das Lourdinas, Coral do Tribunal de Contas da Paraíba, Coral Vozes do Sanhauá e Coro Sinfônico da Paraíba (regência de Daniel Seixas)

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível