Fale Conosco

14 de dezembro de 2017

Chorus Fest 2017 reúne sete corais no Centro Cultural Ariano Suassuna



concerto coro infantil 12.10.16 thercles silva 4 270x179 - Chorus Fest 2017 reúne sete corais no Centro Cultural Ariano Suassuna

O Coro Sinfônico da Paraíba e o Coro Infantil da Paraíba são atrações do Chorus Fest 2017, nesta sexta-feira (15/12), às 19h, no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas da Paraíba, em Jaguaribe. Esta edição do evento é realizada por meio de parceria entre o TCE-PB, Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), com coordenação do professor e maestro João Alberto Gurgel. A entrada será um quilo (1 Kg) de alimento não perecível, cuja arrecadação será destinada a entidades carentes

O Chorus Fest tem como objetivo popularizar o canto coral na sociedade paraibana. Quem for ao Centro Cultural Ariano Suassuna vai conferir a apresentação de grupos de todos os estilos e idades, como o Coral Tribunal de Contas da Paraíba, Coral Universitário Unipê, Coral Maurício Gurgel, Coro Infantil da Paraíba, Lourdinas Coral, Coral Ladies, Coral João Eduardo, Coro Sinfônico da Paraíba e outros convidados, que vão apresentar um repertório eclético, inclusive natalino.

Esta é a quarta edição do evento. A primeira, em 2014, aconteceu na Igreja da Misericórdia, no Centro Histórico de João Pessoa, e no ano seguinte, foi acolhido pela Fundação Espaçoconcerto coro infantil 12.10.16_thercles silva (1) Cultural da Paraíba (Funesc), através da diretoria e núcleo de coros da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

O Coro Infantil da Paraíba é um projeto desenvolvido pela Funesc e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. A cada semestre, o coro abre inscrições para novos coristas que passam a integrar o grupo após seleção. Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o coro aborda as disciplinas de técnica vocal e corporal. Ao longo do ano, os coristas participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Funesc quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

João Alberto Gurgel dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê desde 2001, do Coro do Tribunal de Contas do Estado desde 1998, do Coral Ladies (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) desde 2009, e já esteve à frente de corais como o Coral da Cultura Inglesa, Coral das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

concerto coro infantil 12.10.16 thercles silva 7 270x179 - Chorus Fest 2017 reúne sete corais no Centro Cultural Ariano SuassunaO Coro Sinfônico da Paraíba, um dos participantes do Chorus Fest e também integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba, foi fundado em 1960 e é formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Tem atuado junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem, em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares.

O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros. O maestro Daniel Berg é o regente do Coro Sinfônico da Paraíba.