João Pessoa
Feed de Notícias

Artesanato paraibano faz sucesso na Craft Design em São Paulo

sexta-feira, 24 de agosto de 2012 - 09:23 - Fotos:  Secom-PB

A qualidade, as cores e o estilo do material produzido pelos artesãos paraibanos foram sucesso no primeiro dia Da Craft Design, uma das feiras mais respeitadas do mundo quando falamos em design e tendências de decoração. Voltada principalmente para lojistas, a Craft Design traz as novidades vindas diretamente dos produtores, fabricantes, designers e artesãos.

Graças ao sucesso da primeira noite da feira, que acontece no centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo, as expectativas no volume de negócios, que eram de R$120 mil, passaram para R$200 mil.

O Programa do Artesanato da Paraíba participa da feira há oito anos e foi o primeiro credenciado a participar no segmento artesanato. Mesmo sendo respeitado e com uma carteira considerável de clientes, a preocupação e responsabilidade de melhorar só aumentam a cada edição da feira.

“Algumas vendas já foram prospectadas antes da nossa viagem para cá. Começamos a fazer negócios na Paraíba, já trouxemos na mala uma lista considerável de pedidos. O público é muito exigente, por isso nossa preocupação em inovar e trazer novas peças, que, com certeza, em breve vão virar tendência”, comemorou a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa.

As cores dos materiais produzidos na Paraíba foi outro diferencial encontrado pelo CEO e fundador da empresa de artesanato Solidarium, Tiago Davi. “O colorido dos produtos é lindo. Queremos levar produtos com a cara do Brasil para a Maison&Objet, na França, e o artesanato paraibano representa bem isso. O fuxico, as flores de escamas, os bonecos são perfeitos, belíssimos para a nossa proposta”, disse encantado o empresário.

A possibilidade de participar de uma das maiores feiras de decoração do mundo foi vista pelo secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano, como reflexo de um trabalho sério e resultado do empenho do Programa do Artesanato. “Isso só comprova que o artesanato da Paraíba está crescendo. É fruto de um trabalho sério. Convites a exemplo desse são importantes para mostrar o potencial paraibano para o mundo. Vamos estreitar essa parceria e, se tudo der certo, começar a abrir caminhos para a exportação do artesanato paraibano. Temos total interesse em participar da Maison, vamos trabalhar para que isso aconteça”, enfatizou o secretário.

Os trabalhos apresentados pelos artesãos paraibanos na Craft Design são recém-saídos do forno, mas em breve estarão nas prateleiras das lojas. São brinquedos lúdicos, flores de escama de peixe, renda renascença, labirinto, bonecos de papel machê. É a criatividade paraibana com acesso garantido a outras fronteiras.