João Pessoa
Feed de Notícias

Coordenadores de Creas Regionais participam de capacitação para melhorar atendimento

quinta-feira, 28 de junho de 2012 - 16:55 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) realizou nesta quinta-feira (28) uma reunião com coordenadores e representantes dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas Polos Regionais). Um dos principais pontos do encontro foi partilhar as experiências realizadas no dia a dia dos Creas, na tentativa de melhorar o atendimento à população

Na ocasião, os participantes debateram com a coordenadora estadual da política da pessoa idosa, Gabrielle Tayanne Vasconcelos, que lembrou sobre as formas mais comuns de violência sofrida pelas pessoas com mais de 60 anos: negligência, maus tratos e abuso sexual.

Promotor de justiça – Alguns coordenadores reclamaram da falta de promotores de justiça nos municípios para ajudar nas demandas que são registradas nos Creas.

“Quando chega qualquer tipo de denúncia, a gente tenta resolver, acionar a rede de proteção, mas tem casos que precisam ser levados ao promotor de justiça e estamos com muitas dificuldades porque são poucos promotores para atender as demandas”, relatou Flávia Dantas, coordenadora do Creas de Tavares.

Participaram ainda do evento, a gerente de Proteção Social Especial da Sedh, Carmen Meireles, a coordenadora estadual dos Creas, Madalena Dias e técnicos do setor. Também estiveram na reunião, a chefe de gabinete da Sedh, Neide Nunes, e a equipe do setor jurídico da Secretaria.

 

Na Paraíba, existem 92 Creas. Desses, 72 são municipalizados, outros 20 são  Polos Regionais, que atendem juntos a 153 cidades paraibanas. No início deste ano, os Creas Polos Regionais receberam do Governo do Estado carros para que a equipe possa visitar todos os municípios vinculados e referendados.