João Pessoa
Feed de Notícias

Coordenador do Centro de Zoonoses profere palestra no Hospital Regional

terça-feira, 24 de novembro de 2009 - 09:37 - Fotos: 

Dentro do processo de melhorias dos serviços realizados pelo Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes por médicos e profissionais do Ceatox, será realizada nesta terça-feira a palestra “Conduta Imunológica e Prevenção nos Casos de Raiva Humana”. A palestra será ministrada por dr Francisco de Assis coordenador do Centro de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde. O evento destinado a médicos, enfermeiro e funcionários do Ceatox, acontece as 19h no auditório do Hospital Regional, em Campina Grande, que funciona no primeiro andar.
     
O Ceatox do Hospital Regional é referência no Estado em atendimento  atendendo pessoas vítimas de picadas e mordidas de animais peçonhentos de todo o Estado, principalmente pessoas moradores na zona rural, de várias regiões da Paraíba.
    
A atual diretoria do Hospital Regional tem investido em capacitação dos profissionais que atuam na unidade hospitalar. Recentemente técnicos do Laboratório da Fundação Rubens Dutra ministraram um treinamento aos funcionários da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional de Emergência e Trauma.

O técnico em laboratório Edvaldo Silva Santos, a médica Laura Vasconcelos e a gerente técnica da Fundação Rubens Dutra (sediada em Campina Grande), Ana Carla, orientaram os participantes sobre a questão, com o intuito de capacitá-los para realizar corretamente as coletas de cultura, agilizar a entrega dos exames laboratoriais e prevenir infecções. Mais de 20 funcionários da CCIH do Hospital Regional participaram do treinamento.

Na ocasião, a médica repassou ao público informações ligadas à maneira de como se deve colher adequadamente o material e a forma como esse material coletado é encaminhado ao laboratório. Ela também deu detalhes técnicos da origem de cada secreção e outros materiais.

Há pouco mais de 15 dias os profissionais que trabalham no setor de  Farmácia do Hospital Regional  iniciaram  um treinamento. O curso, segundo a coordenadora Ozana Nóbrega, tem como objetivo preparar os profissionais para atuar com mais eficiência no uso de materiais farmacêuticos.

O treinamento, coordenado pela professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e farmacêutica do Hospital Regional, Aline Portela, terá uma carga horária de 12 horas. Ao todo serão seis encontros, realizados sempre às terças-feiras.

De acordo com a professora, o curso está fundamentado em cinco temas: ‘Motivação e Trabalho em Equipe’, ‘Abordagem sobre Farmácia Hospitalar’, ‘Sistema de Distribuição de Medicamentos’, ‘Armazenamento e Controle de Estocagem de Remédios’ e ‘Farmacologia Básica’. O treinamento também está sendo realizado no auditório do Hospital Regional, que funciona no primeiro andar do prédio.

Assessoria de Imprensa do Hospital Regional