João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperativas de mineradores participam de evento no Estado de SC

segunda-feira, 15 de março de 2010 - 14:01 - Fotos: 

O Estado da Paraíba esteve presente na Sessão Solene de Abertura da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional – MNTR  na quarta feira (10), em Florianópolis/SC com as presenças do governador em exercício  Leonel Ârcangelo Pavan, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o ministro da Pesca, Altemir Gregolim, o prefeito de Florianópolis Dário Berger, além de outras autoridades.

Na oportunidade, o secretário Executivo da Indústria e Comércio, Antônio Quirino, representou o governador José Maranhão, conduzindo uma comitiva de diretores de cooperativas de pequenos mineradores e garimpeiros, que fazem parte do PROMIN (Programa de Desenvolvimento da Mineração Paraibana), implementado pela Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SETDE) em parceria com as instituições: CDRM, SUDEMA, CINEP, SEBRAE, DNPM, MME, MI, MCT, UFCG, UFPB, SUDENE e IFPB. Este programa é prioritário para a SETDE, de acordo com a política traçada pelo secretário Edivaldo Nóbrega para a condução do desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental da mesorregião do Seridó paraibano.

Segundo Antonio Quirino, a importância desse evento para o setor produtivo da pequena mineração é de fortalecer o intercâmbio com os diversos segmentos de outras mesorregiões, conhecendo as experiências exitosas que possam impulsionar os projetos ora em execução nas cooperativas de mineradores.

Os representantes das cooperativas:  Coopevárzea, Carlos Henrique e Rogério, na  Cooperjunco, – Quirino Mendonça e Jorge e na  Coomipel  – José Dagmar e Luiz Virgolino, participaram de mini curso de preparação para a rodada de negócios, que aconteceu durante a Mostra Nacional.

No entendimento do gerente da Coomipel, José Dagmar Alves, “a presença dos garimpeiros em eventos deste porte caracteriza a seriedade do Governo do Estado e parceiros na condução da política de desenvolvimento do setor em nosso Estado”.

Estavam também presentes no evento, o gestor de APL de Minerais do Seridó Paraibano, Marcos Farias Magalhães, o coordenador do PROMIN, Marcelo Falcão, e 22 representantes do setor produtivo gentilmente convidados pelo Ministério da Integração Nacional – MI através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, coordenado por Márcia Regina Sartori Damo.

Da Assessoria de Imprensa do Promin