Fale Conosco

14 de março de 2013

Cooperar viabiliza construção de centro de capacitação para agricultores em Belém



cspf rua nova maquete1Agricultores do município de Belém, a 123 km de João Pessoa, vão ganhar um centro social que tem objetivo de valorizar a produção familiar com cursos específicos. Trata-se de um projeto-piloto, coordenado pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar. A obra está orçada em R$ 170 mil.

O Centro Social da Produção Familiar vai ser construído na comunidade Rua Nova e deve consolidar a realização de eventos relacionados com a capacitação de jovens e adultos, de forma a proporcionar conhecimentos que facilitem a acessibilidade desses grupos ao mercado de trabalho. “Queremos criar mecanismos que possam auxiliar o morador da região de Belém a ingressar no novo polo ecoturístico, que começa a se consolidar no Brejo Paraibano”, disse o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital.

cspf rua nova maquete3O Centro Social tem estrutura para comportar programação sistemática de treinamentos em informática, artesanato, pintura, gastronomia regional, entre outros cursos. Na semana passada, foi apresentado o projeto a lideranças locais. “Este é um projeto-piloto e, como tal, todos têm o dever de contribuir para o seu sucesso, facilitando a adoção do modelo, por parte do Cooperar, em outras localidades”, falou Vital.

No dia 28 deste mês, representantes do Projeto Cooperar devem voltar a Belém. Desta vez, com objetivo de participar de um debate com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e avaliar a implantação do Centro Social.