João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperar viabiliza construção de centro de capacitação para agricultores em Belém

quinta-feira, 14 de março de 2013 - 10:20 - Fotos: 

Agricultores do município de Belém, a 123 km de João Pessoa, vão ganhar um centro social que tem objetivo de valorizar a produção familiar com cursos específicos. Trata-se de um projeto-piloto, coordenado pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar. A obra está orçada em R$ 170 mil.

O Centro Social da Produção Familiar vai ser construído na comunidade Rua Nova e deve consolidar a realização de eventos relacionados com a capacitação de jovens e adultos, de forma a proporcionar conhecimentos que facilitem a acessibilidade desses grupos ao mercado de trabalho. “Queremos criar mecanismos que possam auxiliar o morador da região de Belém a ingressar no novo polo ecoturístico, que começa a se consolidar no Brejo Paraibano”, disse o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital.

O Centro Social tem estrutura para comportar programação sistemática de treinamentos em informática, artesanato, pintura, gastronomia regional, entre outros cursos. Na semana passada, foi apresentado o projeto a lideranças locais. “Este é um projeto-piloto e, como tal, todos têm o dever de contribuir para o seu sucesso, facilitando a adoção do modelo, por parte do Cooperar, em outras localidades”, falou Vital.

No dia 28 deste mês, representantes do Projeto Cooperar devem voltar a Belém. Desta vez, com objetivo de participar de um debate com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e avaliar a implantação do Centro Social.